Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo DESTE estado deixa servidores desesperados ao não confirmar pagamento do 13° salário

O governo não confirmou que o 13º salário será liberado na data em que havia sido divulgada a princípio. Entenda a situação

O pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do governo do Estado do Rio de Janeiro estava previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (30), de acordo com o calendário de pagamentos emitido no início do ano. No entanto, o governo não confirmou que o abono salarial será liberado nesta data.

Enquanto isso, a segunda parcela do 13º salário está prevista para ser paga no dia 20 de dezembro, segundo o cronograma que havia sido divulgado pelo governador Cláudio Castro (PL), em seu perfil oficial no Instagram.

Sobre o pagamento do 13º salário, o que diz o governo do Rio?

Ao ser procurada pelo jornal EXTRA durante três semanas, a assessoria do governo estadual informou que não tem detalhes sobre a confirmação do repasse da primeira parcela, nem mesmo se ela acontecerá na próxima sexta (30).

Contudo, no dia 31 de janeiro de 2023, o próprio governo havia divulgado o calendário de pagamentos dos salários dos 429.784 servidores ativos, inativos e pensionistas para 2023. Esse calendário foi aprovado pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial do Estado. O calendário previa que a primeira parcela do 13º salário, no valor de 50%, seria paga no dia 30 de junho.

Cronograma oficial de pagamentos dos servidores estaduais em 2023

Portanto, confira o calendário divulgado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro para 2023 que havia sido aprovado por Castro:

CompetênciaPrevisão de pagamento
Dezembro de 20224 de janeiro
Janeiro3 de fevereiro
Fevereiro3 de março
Março5 de abril
Abril4 de maio
Maio5 de junho
13º salário (50%)30 de junho
Junho5 de julho
Julho3 de agosto
Agosto5 de setembro
Setembro4 de outubro
Outubro6 de novembro
Novembro5 de dezembro
13º salário (50%)20 de dezembro
DezembroJaneiro de 2024
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Na ocasião em que foi divulgado, o governador afirmou que o calendário até dezembro de 2023 só era possível pois as contas públicas estavam organizadas, garantindo que os salários fossem pagos em dia.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com