Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo deve lançar linha de crédito para motoristas de app; confira

Descubra como a nova regulamentação transformará a vida dos motoristas de app no Brasil, oferecendo direitos e crédito

Recentemente, o governo federal anunciou a regulamentação dos motoristas de app, o que promete trazer a esses trabalhadores maior segurança e estabilidade. Além disso, o Executivo também planeja lançar uma nova linha de crédito que contemplará esses profissionais para que eles possam acessar recursos para melhorar ou adquirir novos veículos.

De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil abriga mais de 704 mil motoristas de quatro rodas atuando nessas plataformas, muitos dos quais não possuem o veículo em que trabalham, dependendo de aluguéis para garantir seu sustento. 

Assim, a nova medida visa facilitar o acesso ao financiamento para compra ou substituição de automóveis, um passo considerável na direção de garantir melhores condições de trabalho para esses profissionais. Veja mais detalhes da iniciativa!

Regulamentação dos motoristas de app

Luiz Marinho, à frente do Ministério do Trabalho e Emprego, tem enfatizado a regulamentação como uma prioridade para o governo. Assim, o projeto de lei complementar enviado ao Congresso Nacional propõe condições de trabalho mais justas. Incluindo a definição de uma jornada de trabalho máxima de 12 horas diárias e remuneração mínima de R$ 32,10 por hora de serviço. 

Além disso, a proposta prevê a inclusão dos motoristas no regime da Previdência Social, assegurando direitos como auxílio-maternidade e cobertura previdenciária em casos de afastamento por doença ou acidente, além de deixar pensão por morte aos dependentes.

Na imagem, pessoa recebendo maço de dinheiro de outra depois de conseguir linha de crédito
Imagem: create jobs 51 / Shutterstock.com

Desafios do projeto

No entanto, ainda que a proposta pareça promissora, ela enfrenta resistências. Assim, um dos principais desafios para a sua aprovação reside na necessidade de convencer tanto legisladores quanto os próprios motoristas de que a regulamentação é benéfica e não ameaça a autonomia profissional. 

Veja também:

Minha Casa, Minha Vida: Lula deve lançar mais de 110 mil casas nesta semana; veja quem será contemplado

Além disso, preocupações com a possível desinformação circulando entre os motoristas levaram o Palácio do Planalto a preparar uma campanha intensa de comunicação. Dessa forma, o objetivo é esclarecer os pontos da regulamentação e destacar os benefícios que ela pode trazer para os profissionais do volante.

Imagem: create jobs 51 / Shutterstock.com