Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo distribui casas para brasileiros e as chaves já foram dadas aos novos moradores

Saiba como funciona este programa do Governo que busca diminuir o déficit habitacional e as habitações que ele promove.

O Brasil possuía 5,876 milhões de pessoas sem moradia ou com moradia precária em 2019, segundo dados da Fundação João Pinheiro. No entanto, o sonho da casa própria tornou-se realidade para diversos brasileiros em Pedras de Fogo, Paraíba.

Isso porque o Governo estadual, em parceria com entidades e a prefeitura local, inaugurou recentemente um conjunto habitacional que promete alavancar a qualidade de vida de várias famílias. Neste artigo, vamos explicar como funciona o programa e as habitações que ele promove. Continue lendo!

Como funcionam as habitações do governo da Paraíba?

Mão estendida segurando uma chave e na outra um modelo miniatura de uma casa
Imagem: Alexander Raths / Shutterstock.com

O Programa Parceiros da Habitação (PPH) foi a alavanca por trás dessa iniciativa. As casas, projetadas nos padrões estabelecidos pelo programa, possuem 42m², com espaços, como sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro. Tudo foi pensado para proporcionar conforto e segurança para os residentes.

Assim, o projeto, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão, teve o custo por moradia em R$ 25 mil, custeado como contrapartida estadual. Isso sem contar com todo o aparato de infraestrutura do empreendimento.

Para aqueles que sonham em fazer parte desse programa, a Companhia Estadual de habitação Popular (Cehap) disponibiliza todas as informações necessárias em seu portal oficial. Desde o edital até a documentação técnica e jurídica requerida, tudo está à disposição dos interessados, que também podem buscar mais informações através do e-mail [email protected].

Conheça o PPH

Desenvolvido pela Cehap, o PPH visa estimular a construção de moradias para a população de baixa renda, estabelecendo importantes parcerias entre o estado, municípios e entidades sem fins lucrativos. O foco do programa recai sobre famílias com renda de até três salários mínimos, bem como aquelas situadas em áreas de risco ou insalubres.

Veja também:

Comprar na Renner pela metade do preço está liberado até o dia 30 de setembro; veja como aproveitar

Essas moradias são sempre localizadas em zonas urbanas. Além de garantir moradia digna, o programa também tem o objetivo de proporcionar a integração e a socialização entre os moradores, estabelecendo um senso de comunidade e pertencimento.

Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com