Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo estuda como pagará poupança para jovens após o ensino médio

O governo federal irá lançar um auxílio a estudantes do ensino médio com o intuito de reduzir a evasão escolar. Confira!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Imagem de uma mão colocando moedas em um cofre no formato de porco

Em setembro deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou que o governo federal irá lançar um auxílio a estudantes do ensino médio com o intuito de reduzir a evasão escolar. Assim, aqueles que concluírem o ensino médio terão acesso ao benefício que funcionará como uma espécie de poupança do estudante.

No entanto, nesta quarta-feira (22), Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, afirmou que o governo federal ainda estuda como irá incluir esse benefício nas previsões orçamentárias. Já que, a avaliação preliminar é de que o benefício pode custar R$ 4 bilhões por ano, dependendo de seu alcance e das restrições fiscais. Veja mais detalhes!

Inclusão da poupança para estudantes do ensino médio no Orçamento

Durante coletiva de imprensa sobre o 5º Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, Ceron e o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, afirmaram que ainda não há uma solução para a poupança dos estudantes. 

Veja também:

Confira os 30 maiores e-commerces do Brasil

No entanto, os dois indicaram que há algumas alternativas em vista. Entre elas encontrar um espaço no Orçamento por meio de remanejamentos ou retirar a despesa com o benefício do limite de gastos. Contudo, Ceron afirmou que é preciso aguardar a discussão interna do governo, pois o Executivo ainda avalia o espaço fiscal.

Imagem de uma mão colocando moedas em um cofre no formato de porco
Imagem: Natthapol Siridech / Shutterstock.com

Como vai funcionar o benefício

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

À vista disso, vale lembrar que durante sua campanha em 2022, Simone Tebet (MDB) prometeu que, se fosse eleita, iria criar uma poupança de R$ 5 mil que funcionaria como um prêmio para estudantes que concluírem o ensino médio. Assim, como Tebet apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, o petista prometeu que iria colocar em prática seus projetos.

De acordo com Camilo Santana, o benefício irá utilizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o Bolsa Família. Pois será destinado aos estudantes de baixa renda. E, por isso, contará com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Imagem: Natthapol Siridech / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados