Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo faz convocação de beneficiários do Bolsa Família; saiba mais

Governo faz convocação dos beneficiários do Bolsa Família Bolsa Família para que compareçam à sua unidade de saúde até 26 de abril!

A Prefeitura de Resende, no Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está convocando os responsáveis familiares do Bolsa Família para a atualização da condicionalidade de saúde. Assim, a ação visa garantir o acompanhamento da saúde das crianças e gestantes, assegurando o pleno desenvolvimento e bem-estar das famílias que integram o programa social.

Dessa forma, é importante lembrar que a condicionalidade de saúde é um dos requisitos para manter o recebimento do Bolsa Família. Pois, ela garante que as crianças e gestantes acompanhem regularmente seu desenvolvimento e recebam as vacinas necessárias, além de consultas médicas e odontológicas. Veja mais detalhes!

Convocação do Bolsa Família

Portanto, para atender à convocação, o responsável familiar deve dirigir-se à Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência até o dia 26 de abril de 2024. Assim, é imprescindível levar as crianças menores de 7 anos para a atualização da caderneta de vacinação, garantindo assim a proteção contra diversas doenças. 

Veja também:

Isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 2.824 é aprovada; saiba mais

Além disso, mulheres na faixa etária de 14 a 44 anos também devem comparecer para realizar a pesagem, uma medida importante para o monitoramento da saúde. Dessa forma, para realizar a atualização da condicionalidade de saúde, é necessário levar os seguintes documentos:

  • RG ou Carteira de Trabalho do responsável familiar;
  • Cartão do Bolsa Família;
  • Carteira de vacinação das crianças menores de 7 anos;
  • Cartão pré-natal das gestantes.
Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Outras condicionalidades

Por fim, vale destacar que não é apenas as condicionalidades de saúde que devem ser cumpridas pelos beneficiários do Bolsa Família, há também as condicionalidades de educação, sendo elas:

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica: frequência escolar mínima de 75%.

Além disso, é preciso estar com o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com