Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo faz importante alerta sobre beneficiários do Bolsa Família; confira

O Secretário de Assistência Social afirmou que o governo federal está observando os beneficiários do Bolsa Família. Entenda!

Na última sexta-feira (16), durante entrevista ao jornal O TEMPO, André Quintão, Secretário de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, afirmou que o governo federal está observando os beneficiários do Bolsa Família. Assim, Quintão destacou a ação do governo federal de revisão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Dessa forma, o secretário falou sobre a atualização cadastral dos beneficiários do Bolsa Família, que tem como foco garantir que o benefício contemple as famílias que de fato precisam do valor, isto é, estejam em situação de vulnerabilidade social. Veja mais detalhes!

Atualização cadastral dos beneficiários do Bolsa Família

Portanto, de acordo com André Quintão, a atualização cadastral do Bolsa Família continua sendo uma prioridade absoluta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Assim, por meio da busca ativa, a pasta tem o objetivo de identificar famílias que têm direito ao Bolsa Família e não recebem.

Veja também:

Bolsa Família: confira os estados com o maior número de beneficiários em fevereiro

Além disso, a atualização também tem o intuito de retirar do Bolsa Família as famílias que estão fora dos critérios legais para integrar o programa de transferência de renda, sendo eles:

  • Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Estar com os dados atualizados no CadÚnico.
Mão segurando cartão do Bolsa família
Imagem: rafapress/ Shutterstock.com

Condicionalidades do programa social

Ademais, vale destacar que para não ter o Bolsa Família bloqueado e posteriormente cancelado, é preciso que a família beneficiária cumpra as seguintes condicionalidades do programa social:

Educação

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos: frequência escolar mínima de 75%.

Saúde

  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças menores de 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) e cumprir o calendário nacional de vacinação.

Por fim, clique aqui e confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família do mês de fevereiro.

Imagem: rafapress/ Shutterstock.com