Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo faz importante alerta sobre o app Celular Seguro

O secretário-executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), fez um alerta importante sobre a plataforma Celular Seguro. Veja!

Nesta quarta-feira (20), Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), fez um alerta importante em seu perfil no X (antigo Twitter) sobre uma prática ilegal que tem sido relatada por cidadãos brasileiros. 

Assim, Cappelli destacou que o governo federal não está solicitando aos cidadãos que se cadastrem na plataforma Celular Seguro através do envio de links. Pois, mensagens deste tipo que têm circulado contendo links fraudulentos, que são esquemas de criminosos que tem o objetivo de aplicar golpes. Veja mais detalhes!

Fraudes no Celular Seguro

Dessa forma, os cidadãos devem estar cientes de que o cadastro na ferramenta do governo, que visa impedir rapidamente o acesso de criminosos a aparelhos roubados, é inteiramente voluntário. Portanto, é o próprio indivíduo interessado que deve iniciar o processo de cadastro de forma espontânea, seja através do aplicativo (disponível para Android e iOS) ou do site oficial.

Então, ao receber mensagens em redes sociais, e-mails ou aplicativos convidando para o cadastro na plataforma Celular Seguro, é preciso suspeitar. Já que os links maliciosos inseridos nesses conteúdos podem roubar dados pessoais das vítimas, como senhas de cartões. 

Além disso, alguns criminosos recorrem à engenharia social para convencer as pessoas a pagar taxas pela utilização da plataforma. No entanto, Cappelli garantiu que os criminosos que tentam aplicar golpes “serão identificados e tratados na forma da lei”. 

plataforma digital para acordos de dívidas
Imagem: GaudiLab / shutterstock.com

Como funciona a plataforma Celular Seguro

Por fim, vale destacar que a utilização do serviço do Celular Seguro é totalmente gratuita. Assim, a plataforma tem como objetivo implementar mecanismos de segurança mais ágeis. Além de estar ao alcance de todos os brasileiros, no caso de roubos ou furtos de celulares. 

Veja também:

TikToker alerta seguidores sobre golpe envolvendo o Nubank; confira agora

Assim, com a plataforma, os usuários podem solicitar o bloqueio dos aparelhos, através do IMEI, que é um código único de identificação do celular, e também de aplicativos bancários. Enfim, esse procedimento ocorre em até 10 minutos.

Imagem: GaudiLab / shutterstock.com