Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo inclui educação financeira na grade curricular das escolas; confira

Ademais, a formação básica geral, que inclui matemática e língua portuguesa, continuará sendo trabalhada. Confira as alterações no currículo!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Pé-de-Meia

Nesta semana, o Governo do Estado de São Paulo anunciou algumas mudanças no ensino médio da rede para o ano letivo de 2024. Entre as principais está a diminuição dos itinerários formativos para os estudantes, que passará de 12 para três no total, o que implicará na redução da grade curricular atual.

Além disso, com as alterações, o aluno poderá escolher o aprofundamento de sua preferência já no 1º ano do ensino médio, cursando o caminho específico durante os dois últimos. A iniciativa tem o intuito de possibilitar o foco nas áreas de interesse já nesse início.

Nova grade curricular

Também serão implementadas novas disciplinas pelo governo de São Paulo, sendo elas Educação Financeira, Projeto de Vida, Redação e Leitura e Aceleração para Vestibular. O objetivo de incluir essas novas matérias é promover uma formação mais ampla, preparando os estudantes para os desafios ao longo da vida.

De acordo com o governo, a formação básica geral, que inclui matemática e língua portuguesa, continuará sendo trabalhada em todos os anos. Essa é a primeira mudança feita pela nova gestão depois de João Dória modificar o currículo escolar devido à reforma do ensino médio.

Reforma do ensino médio

Em 2017, foi aprovada uma reforma, conhecida como Novo Ensino Médio, que ocasionou diversas alterações. Assim, cerca de 60% da carga horária passou a ser composta por conteúdos curriculares obrigatórios comuns a todos os estudantes. Já os outros 40% são flexíveis, com percursos optativos conforme o interesse do aluno.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Portanto, a atual grade curricular do ensino médio do estado de São Paulo, que possui 12 itinerários formativos, passará a ter apenas 3 opções de aprofundamento, sendo elas:⁣

  • ⁣Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Matemática;⁣
  • Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;⁣
  • Ensino Profissionalizante.⁣

Imagem: wavebreakmedia / shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados