Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança novo programa social; confira se você será beneficiado

O novo programa social tem o objetivo de diminuir as taxas totais de pobreza no país e a insegurança alimentar e nutricional. Confira!

Na última quinta-feira (31), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o Decreto n. 11.679/2023 que cria o Brasil Sem Fome. A meta é, até o ano de 2030, retirar o país do mapa da fome novamente. Além disso, o programa tem o objetivo de diminuir as taxas totais de pobreza e a insegurança alimentar e nutricional.

O lançamento aconteceu na cidade de Teresina, capital do Piauí. Na ocasião, Lula ressaltou que “o problema é que o povo não tem dinheiro” para comprar comida. Assim, para o chefe do Executivo só é possível acabar com a fome de verdade se houver garantia, a todo trabalhador, de emprego e salário.

Críticas do presidente

Durante o lançamento, Lula ainda disse que o Brasil Sem Fome, assim como o Bolsa Família, não é uma solução definitiva. Mas, sim, de urgência para atender as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Mão segurando dinheiro, em notas de 50 e 100 reais.
Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com

Ademais, o presidente criticou a desigualdade social no Brasil, já que, segundo ele, trata-se de um país com muita riqueza que não é repartida com igualdade de condições. Ainda, o mandatário pontuou que a fome é fruto da desigualdade.

Programa social irá distribuir dinheiro

Conforme Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa social se junta a outras iniciativas governamentais, como o Minha Casa, Minha Vida.

Nesse sentido, o Brasil Sem Fome destina R$ 25 milhões para a compra de alimentos de agricultura familiar. O intuito é abastecer mais de 1 mil cozinhas solidárias em 25 estados e também no Distrito Federal.

Veja também:

Projeto que prevê isenção no IOF para mais brasileiros é aprovado; saiba mais

Além do mais, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) será utilizado para identificar o público-alvo e para o planejamento das ações do Brasil Sem Fome.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com