Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lançou programa para distribuir ar-condicionado? Saiba mais

Distribuição gratuita de ar-condicionado pelo Governo Federal em parceria com a LG? Saiba mais sobre esse anúncio!

Você deve ter visto uma notícia que circula nas redes sociais sobre um programa de distribuição gratuita de ar-condicionado, promovido pelo governo em parceria com a marca LG. No entanto, ao averiguar essa informação, percebemos que a realidade é um pouco diferente do anúncio.

Isso porque a notícia não passa de um boato que tem como motivação aplicar golpes nos usuários. De acordo com esses anúncios, para aproveitar o benefício, bastaria entrar em um site e pagar um valor simbólico de R$ 133,79. A mensagem tem se espalhado através de redes como Facebook, Instagram e YouTube.

Saiba mais sobre o boato de que o governo vai distribuir ar-condicionado para a população

Mulher ajustando a temperatura do ar-condicionado.
Imagem: Reprodução / Freepik

De acordo com o site boatos.org, que confronta informações que circulam na mídia com informações que podem ou não ser verdade, a notícia não passa de um boato. Para chegar a essa conclusão, consideraram-se 3 quesitos: a veracidade, a veiculação e o pagamento.

A conclusão, assim, é que a mensagem é um típico exemplo da recente onda de golpes online que se aproveita de supostos programas governamentais para iludir e tirar proveito das pessoas. De fato, nenhuma fonte oficial ou confiável comprova a existência de um acordo entre o governo e a LG para lançar um programa de distribuição de ar-condicionado.

No entanto, os golpistas tendem a usar sites clonados, que imitam páginas confiáveis, para dar credibilidade ao golpe. No caso em questão, usou-se uma página falsa imitando o layout da CNN para promover o suposto programa. O veículo, por outro lado, não realizou nenhuma publicação oficial acerca do tema.

Como funciona esse tipo de golpe?

Após a veiculação nos sites clones, os golpistas direcionam os usuários para um outro site que possui um chatbot. Nesse outro ambiente, solicitam o pagamento simbólico de R$ 133,79. Se o usuário realizar o pagamento para “participar do programa”, infelizmente, já é uma vítima do golpe.

Além disso, a probabilidade de recuperar o dinheiro é pequena. Os golpistas normalmente desaparecem com o valor sem entregar nada do que foi prometido — nesse caso, o ar-condicionado do governo. Ainda assim, é possível evitar cair nesse tipo de golpe.

Veja também:

Comunicado importante sobre o FGTS para os trabalhadores; confira agora

As orientações são claras: não entre em sites suspeitos, não clique em links desconhecidos e não faça pagamentos. Cheque, ainda, a URL da fonte oficial e procure no Google alguma notícia de fonte confiável sobre a suposta promoção.

Imagem: Reprodução / Freepik