Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Lula está dando antenas digitais grátis?

Lula realmente está dando antenas digitais grátis? Desvende a verdade sobre a notícia de inclusão do canal PT em antenas parabólicas!

Em uma era marcada pela circulação de informações despersonalizadas, é comum deparar-se com falácias em formato de notícia. Recentemente, apareceu um vídeo onde um homem afirma que o Governo Federal está distribuindo antenas parabólicas digitais grátis, que incluem um canal do PT, pago pelo dinheiro de todos os brasileiros.

No entanto, é preciso esclarecer que essa informação não é verdadeira. De acordo com as análises realizadas, trata-se de uma afirmação confusa e sem fundamento factual.

Além disso, fica claro que o autor do vídeo não compreende a dinâmica da transmissão dos canais de televisão por meio das antenas parabólicas digitais.

Lula está dando antenas digitais grátis? Entenda a dinâmica da transmissão por antenas parabólicas

Antena parabólica na parede
Imagem: sylv1rob1 / Shutterstock.com

O homem no vídeo menciona um canal chamado PT SAT, onde, a seu ver, apenas conteúdos ligados ao Partido dos Trabalhadores têm transmissão.

No entanto, é necessário compreender que os canais de televisão, sejam eles de notícias como a Jovem Pan e a CNN Brasil, ou partidários, transmitem seus conteúdos alugando espaços em satélites que são captados por milhões de antenas parabólicas espalhadas pelo Brasil.

Estima-se que haja cerca de 3 milhões dessas antenas no país, chegando a aproximadamente 20 milhões de telespectadores. Dentre estes canais, encontram-se também canais partidários, cuja existência é legalmente permitida e incentivada por lei, com o objetivo de fomentar a participação política dos cidadãos.

Origem da troca das antenas parabólicas

Vale ressaltar que a substituição das antenas parabólicas teve início durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em junho de 2022. A troca ocorreu após um leilão de 5G, realizado pela Anatel, em função de possíveis interferências no sinal de televisão. O PT tem, sim, procurado obter uma concessão para TV aberta.

No entanto, este é um processo que necessita da outorga do Ministério das Comunicações e ainda está em andamento. Dessa maneira, é preciso estarmos atentos e checarmos as informações antes de as compartilharmos.

Veja também:

Governo Lula está dando antenas digitais grátis?

Este caso é mais um exemplo de como o compartilhamento de informações falsas pode gerar confusões e interpretações equivocadas sobre os fatos. É fundamental, portanto, buscar fontes confiáveis e, em caso de dúvida, recorrer aos canais de checagem de notícias.

Imagem: sylv1rob1 / Shutterstock.com