Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Lula lança ações voltadas para as mulheres

No Dia Internacional da Mulher, o Governo Lula (PT) anuncia diversos projetos voltados para elas. Entre eles, um para distribuição gratuita de absorventes. Além disso, há um programa voltado para a paridade salarial entre homens e mulheres.

As medidas serão lançadas em um evento no Palácio do Planalto com a participação de Lula, no fim da manhã do dia 8 de março de 2023. Além disso, a cerimônia contará com a presença de Cida Gonçalves, Ministra da Mulher, e outros 19 ministros e representantes de bancos, como a Caixa e o BNDES.

O presidente postou em suas redes sociais sobre o lançamento. Comentou que o Governo Lula “respeita as mulheres” e também falou que essa data “marca a volta e fortalecimento de políticas para combate à violência contra mulheres e promoção de direitos”.

Quais os anúncios do governo?

Cerca de 20 ações, programas e projetos, serão lançados no Dia Internacional da Mulher. Várias frentes serão foco, como segurança, trabalho, combate ao assédio, saúde, educação, entre outros. Entre os principais, podemos destacar o projeto que visa regulamentar a paridade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.

Além disso, o programa de distribuição gratuita de absorventes pelo SUS também é destaque, isso porque trata da dignidade menstrual. Nesse sentido, estudos apontam que meninas adolescentes não comparecem à escola por não conseguir comprar absorventes.

Mais programas voltados para a população feminina

No quesito segurança, cerca de R$370 milhões serão destinados para programas focados em combater a violência contra a mulher. Além disso, o governo também criará um programa de cotas que destina cotas 8% da mão-de-obra para mulheres vítimas de violência. Da mesma forma, criará o Dia Marielle Franco, em 14 março.

Lula ainda vai intensificar e ampliar ações sobre assédio no trabalho. No esporte, o Governo vai assinar um projeto que libera mulheres para licença-maternidade. Já na cultura, ciência e pesquisa, irá investir mais de R$ 110 milhões em projetos liderados por pessoas do sexo feminino.

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil