Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Janja virou apresentadora de programa na TV? Entenda a polêmica

Transmissão de programa apresentado por Janja pela TV Brasil aconteceu ontem (7) e virou alvo de críticas na Internet. Entenda!

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, tornou-se alvo de críticas e elogios nas redes sociais após a retransmissão do programa Papo de Respeito, de seu perfil pessoal, acontecer simultaneamente na TV Brasil. O canal é ligado à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e parte do conteúdo foi visto, segundo internautas, como propaganda do governo Lula (PT).

No programa, Janja conversou com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e com a apresentadora Luana Xavier sobre a violência contra a mulher. Contudo, mesmo com tema pertinente, a polêmica foi grande devido ao caráter público do canal que realizou a retransmissão.

Programa de TV de Janja foi alvo de críticas na Internet

Em seu perfil no Twitter, o repórter de política em Brasília, Renato Souza, argumentou sobre o uso de um canal de comunicação governamental de forma inadequada pela primeira-dama Janja. Segundo ele, a transmissão foi equivalente ao que aconteceu durante o governo Bolsonaro, quando houveram denúncias sobre o emparelhamento político da TV Brasil.

Por sua vez, o Movimento Brasil Livre (MBL) lembrou que a EBC custa cerca de R$ 1 bilhão por ano mesmo sem retorno de audiência. Segundo eles, “Bolsonaro chamou de TV Lula e prometeu privatizar (…) Volta Lula, EBC segue estatal, agora com a Janja apresentando”.

Já a arquiteta e ilustradora Cláudia Bigoto não vê erro algum na transmissão da live. Segundo ela, o programa foi ao ar no Tv Brasil.Gov, um canal que existe apenas no Youtube e possui um formato exclusivo para a divulgação desse tipo de conteúdo.

TV Brasil permanece no centro de discussões políticas

Com repercussão negativa do uso de um canal de comunicação pública pela primeira-dama Janja, a TV Brasil continua criando polêmica sobre sua existência e objetivo. Afinal, é o veículo de maior custo da EBC e costuma não dar retorno em audiência que justifique seu funcionamento.

Anteriormente, o canal se envolveu em um escândalo por ter tido a programação interrompida por 177 vezes, a fim de veicular os eventos ao vivo do ex-presidente Bolsonaro (PL). Mas no atual cenário, a recepção dos brasileiros demonstra que boa parte também está insatisfeita com os atuais rumos da TV Brasil.

Janja ainda não se manifestou após a polêmica, mas já se sabe que ela pretende dar periodicidade ao programa, ainda sem um cronograma divulgado. A estreia aconteceu de forma estratégica, a fim de antecipar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebradas hoje (8).

Imagem: José Cruz/ Agência Brasil