Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo poderá disponibilizar cartão para estudantes comprarem livros; saiba mais

Estudantes poderão receber um cartão para compra de livros didáticos e paradidáticos. Saiba quem terá direito!

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá lançar o “Cartão do Saber”, uma iniciativa que visa garantir o acesso à leitura para alunos da rede pública estadual de ensino. Assim, o programa consiste na concessão de um cartão pré-pago aos estudantes, que poderão comprar livros didáticos e paradidáticos em livrarias e estabelecimentos credenciados.

O “Cartão do Saber” é uma proposta do deputado Munir Neto (PSD) e já passou por duas discussões na Alerj. Assim, com a aprovação recente, o projeto aguarda a sanção do governador Cláudio Castro (PL). Se aprovado, haverá a renovação do cartão semestralmente, condicionado à frequência de pelo menos 75% nas aulas pelos beneficiados.

Incentivo à leitura

Munir Neto, autor da proposta, expressou preocupação com os atuais níveis de interesse pela leitura nas escolas. De acordo com o parlamentar, o desinteresse dos alunos pela leitura gera grande insatisfação entre os professores.

Dessa forma, a implementação do “Cartão do Saber” poderá estimular significativamente o hábito de leitura entre os estudantes. Pois, a possibilidade de acessar uma variedade de livros e materiais didáticos é fundamental para o desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos, alavancando assim, não apenas o desempenho acadêmico, mas também a criatividade e o pensamento crítico.

Mulher abrindo livro em uma livraria
Imagem: Zamrznuti tonovi / shutterstock.com

Como se cadastrar para ter acesso ao cartão para comprar livros

As inscrições para o Cartão do Saber ainda não estão abertas. O Governo do Estado do Rio de Janeiro ainda está definindo os detalhes do programa, como a data de início das inscrições e os critérios de seleção dos alunos beneficiários. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) irá disponibilizar informações do programa por meio de seus canais oficiais.

Veja também:

Entenda como pagar o IPVA atrasado; saiba mais!

Além disso, o valor do benefício ainda não foi definido, mas será determinado pelo Governo do Estado, considerando os recursos disponíveis pela Seeduc destinados exclusivamente à aquisição de livros e materiais de leitura. Assim, o cartão poderá ser utilizado em livrarias e estabelecimentos credenciados, tanto físicos quanto online.

Imagem: Zamrznuti tonovi / shutterstock.com