Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo proíbe serviço de transporte por aplicativo

O serviço de transporte por aplicativo foi suspenso na última quinta-feira (20). Entenda o motivo para a proibição

Adriana AlbuquerquePor Adriana Albuquerque2 min de leitura
Motorista de app de transporte com o dedo no aplicativo do celular

O governo proibiu o oferecimento de serviço de transporte por aplicativo. O formato de atividade em veículos “tuk-tuk” não poderá rodar de acordo com a decisão da prefeitura de São Paulo. O lançamento do aplicativo ocorreu há apenas uma semana. Contudo, o serviço com o veículo não poderá ser oferecido na capital paulista. 

O tuk-tuk é um veículo de três rodas popular na Ásia, especialmente em países como Tailândia, Índia, Bangladesh, Sri Lanka e Camboja. Os tuk-tuks servem como táxis ou transporte público de curta distância, sendo  uma opção de transporte acessível e conveniente em locais onde o tráfego é intenso e as ruas estreitas dificultam a circulação de veículos maiores.

A companhia de transporte por aplicativo Grilo Mobilidade começou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Contudo, o serviço chegou a São Paulo apenas no dia 13 de abril. Assim, na última quinta-feira (20) passada a prefeitura proibiu a circulação. 

Cadastramento de veículos para transporte por aplicativo não permite tuk-tuk

De acordo com a prefeitura de São Paulo, o cadastramento de veículos para transporte por aplicativo não permite tuk-tuk. Isso porque, segundo a nota da gestão, “o cadastramento das operadoras de aplicativos é permitido apenas para veículos classificados como automóveis, cujos motoristas tenham habilitação profissional (categoria B)”.

Além disso, a administração da capital informou que atualmente um grupo estuda a regulamentação do serviço através de motos, o que incluiria o tuk-tuk, por exemplo. 

“Já foram realizadas 13 reuniões com órgãos públicos, representantes de classe de motociclistas e empresas interessadas. Um relatório sobre o assunto está em fase de elaboração”, informou a prefeitura. De acordo com a gestão, a resistência à liberação se dá devido ao número de acidentes com motocicletas no trânsito. 

Empresa criadora do tuk-tuk em São Paulo afirmou que recebeu proibição com surpresa

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

A empresa criadora do tuk-tuk em São Paulo que recebeu a proibição com surpresa. De acordo com a companhia de transporte por aplicativo Grilo Mobilidade, a decisão da prefeitura é uma afronta à Lei de Liberdade Econômica.

Além disso, a suspensão fere “o direito dos passageiros de circularem em veículos sustentáveis com segurança, que tenham foco em diminuir a emissão de carbono e também de oferecer acesso de trabalho decente para os condutores com custo zero para trabalhar na plataforma Grilo na cidade considerada a ‘locomotiva do Brasil’”.

Imagem: Rostislav_Sedlacek / shutterstock.com

Adriana Albuquerque

Autor

Adriana Albuquerque

Estudante de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Topicos relacionados