Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo revelou HOJE (23) como será a nova fase do Desenrola; confira

As novas condições para a próxima etapa do programa Desenrola Brasil já foram compartilhadas pelo Ministério da Fazenda; veja!

Nesta quarta-feira (23), o Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda, compartilhou as novas regras para a Fase 2 do Programa Desenrola Brasil. Nesta nova etapa, a ideia será proporcionar possibilidades de renegociação de dívidas aos participantes da Faixa 1.

As condições foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (22). Esta etapa é voltada para pessoas físicas que possuem renda mensal de até 2 salários mínimos, e estejam inscritas no CadÚnico do Governo Federal.

Veja como funcionará a nova fase do Desenrola Brasil

Imagem de uma rua vista de cima desfocada. Sobre a imagem está a logo do Desenrola Brasil, representando a segunda fase do programa.
Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Esta nova etapa será como uma espécie de leilão para a renegociação de dívidas. As instituições financeiras que participaram da primeira fase, também participarão desta etapa. Para o leilão, valerão dívidas de 2019 a 2022.

No entanto, há uma diferença: há possibilidade de renegociação de dívidas que foram adquiridas por terceiros, mas que tenham sido reinseridas posteriormente em cadastros de inadimplentes até 28 de junho deste ano. Assim, essa medida amplia a quantidade de pessoas que poderá se beneficiar com o Desenrola Brasil.

Veja também:

BB vai pagar R$ 4.370 para ESTES CPFs; confira se o seu está na lista

Além disso, haverá o agrupamento dos tipos de dívidas em lotes, e as instituições financeiras que participarem deverão informar qual é o desconto que aplicará sobre cada um deles. Assim, deverão incluir os valores na plataforma digital onde ocorrerão os leilões, que já está em finalização pelo Ministério da Fazenda.

Quando começará a nova etapa e quem pode participar?

Segundo as informações do Ministério da Fazenda, a ideia é que a plataforma fique disponível em setembro, mas ainda sem data. Porém, espera-se que haja uma nova onda de renegociações – a primeira faixa, que começou em julho, garantiu a renegociação de mais de R$ 9,5 bilhões.

Nesta etapa do Desenrola, as condições são, por exemplo:

  • Para renegociar dívidas feitas até 31 de dezembro de 2022;
  • Condições de pagamento à vista ou parcelamento em até 60x;
  • Juros de até 1,99% ao mês;
  • Pagamento em débito em conta, PIX ou boleto;
  • Possibilidade de realização de curso de Educação Financeira.

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital