Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo se pronuncia sobre horário de verão em 2023; confira

Os brasileiros estão curiosos sobre qual será a decisão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o horário de verão. Confira!

Em 1931, o governo de Getúlio Vargas instituiu o horário de verão no Brasil com o objetivo de aproveitar a iluminação natural dos longos dias de verão e, consequentemente, economizar energia elétrica. Apesar disso, foi só a partir de 1985 que a iniciativa passou a ser adotada todos os anos no país.

No entanto, o governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, suspendeu o horário de verão. Na época, o argumento fora de que o adiantamento dos relógios em uma hora perdeu a razão de ser aplicado, visto que o padrão de consumo de energia havia mudado. Por conta disso, os brasileiros criaram expectativa sobre qual seria a decisão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a medida.

Retorno do horário de verão

Nesta quinta-feira (21), a área técnica do Ministério de Minas e Energia ponderou não ser necessária a retomada do horário de verão. Isso porque, segundo especialistas, a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para assegurar o fornecimento de energia elétrica aos brasileiros.

Além disso, o ministério também entendeu que, ao longo do tempo, o comportamento de consumo mudou. Assim, a medida se tornou menos eficaz para a economia de energia. Contudo, a decisão final sobre o horário de verão não é de responsabilidade da pasta.

Na imagem, mão ajustando ponteiros de relógio de parede.
Imagem: New Africa / Shutterstock.com

Nível dos reservatórios

Segundo dados do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), os níveis dos reservatórios das hidrelétricas devem chegar, ao fim de setembro, acima de 700% nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Ademais, o ONS afirmou que o período seco está chegando ao fim, tornando esses resultados mais relevantes.

Veja também:

Casas Bahia NÃO venderá mais estes produtos para tentar fugir da crise

Enfim, a decisão de não retomar o horário de verão vai contra a solicitação dos empresários, que no começo do ano pediram a volta da medida.

Imagem: New Africa / Shutterstock.com