Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande notícia! Ficou mais fácil conseguir a cidadania portuguesa

Para quem sonha com a cidadania portuguesa, agora se tornou mais fácil conseguir a mesma. Abaixo, veja como realizar esse sonho.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Durante o mês de abril deste ano, a Lei de Nacionalidade de Portugal passou por alterações. A mudança quer melhorar o processo de obtenção de cidadania portuguesa para os brasileiros. Até então, era necessário que a pessoa comprovasse uma ligação com o país nos últimos 5 anos.

Entretanto, a partir de agora, comprovar ser falante do português pode garantir o vínculo necessário com Portugal. Além disso, a lei permite a transferência até a 2ª geração. Isso significa que os netos de portugueses também podem solicitar o direito. Para o processo, a legislação disse que os filhos de portugueses não precisam estar vivos para que os descendentes entrem com o requerimento.

Como conseguir a cidadania portuguesa?

Para ter acesso a cidadania, é necessário conseguir uma certidão de nascimento do cidadão português. Além disso, depois da análise do pedido em Portugal, há a exigência do pagamento de uma taxa no valor de R$ 1.170,58, no caso de reconhecimento da nacionalidade e do parentesco.

De acordo com o CEO da empresa especializada em cidadania portuguesa, Renato Martins, a maior dificuldade durante o processo é achar o documento que comprove a nacionalidade do parente português. Sem isso, não é possível prosseguir com o processo.

O CEO explica que “quanto mais informações a pessoa souber sobre sua família, mais rápida e mais fácil será a busca e, consequentemente, ela será mais barata”.

Outro jeito de conseguir a cidadania portuguesa, é morar em Portugal por pelo menos 5 anos. Após esse tempo, a pessoa pode entrar com o processo de naturalização. O prazo inicia a partir do momento em que a pessoa consegue o direito de morar legalmente no país.

Por fim, é possível se tornar cidadão de Portugal, ao realizar investimentos imobiliários, o que consequentemente, dá direito a pessoa de viver lá.

Imagem: TTstudio/shutterstock.com