Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande novidade surpreende quem tem dinheiro esquecido nos bancos

O BC (Banco Central) criou o SVR (Sistemas de Valores a Receber) para que os cidadãos brasileiros possam verificar se há algum dinheiro esquecido para receber de bancos ou instituições financeiras. 

A primeira etapa do SVR aconteceu no primeiro trimestre de 2022, porém ainda existem cidadãos que aguardam a segunda fase da iniciativa. 

Segunda fase dos valores a receber 

O sistema da segunda fase dos valores a receber vai contar com novas informações repassadas pelos bancos. Sendo assim, pessoas que não tinham valores a receber na primeira etapa deverão consultar novamente o sistema, pois pode possuir uma nova quantia disponível. 

Como mencionado anteriormente, novos recursos serão incluídos na segunda etapa, sendo elas de:

  • Parcelas ou obrigações relativas às operações de crédito que passaram por cobrança de forma indevida;
  • Tarifas que foram cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga que acabaram sendo encerradas ainda com saldo disponível;
  • Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop);
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades que estejam em liquidação extrajudicial.

Quando começa a segunda etapa dos valores a receber? 

Até o momento, o sistema ainda está apresentando a mensagem “temporariamente suspensa para aprimoramento”. A segunda etapa das consultas era prevista para começar no dia 2 de maio e foi suspensa por um tempo indeterminado por conta da greve dos servidores do BC. 

A paralisação acabou há alguns meses, porém as consultas ainda não foram disponibilizadas pelo banco. Assim que o sistema voltar ao ar, será possível sacar os valores esquecidos. Confira o passo a passo: 

  1. Entre no site e faça o login; 
  2. Ao fazer isso, faça as consultas dos valores a receber;
  3. Toque na opção “Solicitar por aqui”, para sacar o valor através do Pix, ou na opção “Solicitar via instituição”, para informar qual será a instituição que você deseja receber a quantia.

Segundo o BC, a equipe já está trabalhando nas atualizações para fazer a abertura da nova etapa. É previsto que as datas tenham divulgação em breve.  

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com