Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande pagamento do governo será liberado amanhã (31); veja se você vai receber

Descubra se o seu nome está na lista desse pagamento do governo. Aprenda a fazer a consulta de forma rápida e fácil!

Pagamento do governo será feito amanhã para mais de 315 mil pessoas de todo o Brasil. Ao todo, a União vai distribuir R$ 643.259.756,29 para a população. Assim, quem tiver direito a esse dinheiro vai receber direto na sua conta bancária.

No dia 31 de outubro, a Receita Federal fará o primeiro repasse do lote residual da restituição do Imposto de Renda (IR). Esse pagamento do governo vai para as pessoas que tiveram que corrigir a sua declaração do IR e, por isso, não receberam nos lotes anteriores.

O contribuinte que quiser saber se está entre as mais de 315 mil pessoas que vão receber pode fazer uma consulta através do site da Receita Federal. O dinheiro vai cair na conta que foi informada durante o preenchimento da declaração.

Como saber se meu nome está na lista de pagamento do governo?

O contribuinte que quiser saber se está na lista de pagamento do governo, pode seguir este passo a passo:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em Imposto de Renda;
  • No menu “Serviços”, escolher “Consultar minha restituição”;
  • Clique em “Iniciar”;
  • Informe o número do CPF, data de nascimento e a que exercício a restituição se refere;
  • Marque a opção “Sou Humano” e clique em “Consultar”.

Em seguida, o sistema da Receita vai mostrar se o contribuinte vai receber o pagamento do governo amanhã. Caso o nome não conste na lista, é possível que a declaração ainda tenha alguma pendência. Nesse caso, a Receita só vai liberar a restituição quando o problema estiver resolvido.

Veja também:

Mudança de Lula na Caixa finalmente é oficializada; veja o que foi alterado

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Como identificar as pendências?

Para saber se a declaração possui alguma pendência, o contribuinte deve acessar o e-CAC. Entretanto, será necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Depois de fazer o login no sistema, é só escolher a opção “Meu Imposto de Renda”.

Então, no quadro da direita, o usuário encontrará uma opção que indica se há alguma pendência com a declaração e qual é a inconformidade. Somente depois de resolver o problema, a Receita vai liberar o pagamento.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com