Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande prejuízo: empresa que prometia ganhos de 10% ao mês fecha escritório e preocupa clientes

A empresa de criptomoedas tem apresentado problemas nos últimos meses e agora a situação se agravou. Entenda!

Mais um prejuízo para o setor de criptomoedas. Desta vez, trata-se da empresa X Capital Bank que tem apresentado problemas há alguns meses. A companhia é natural de Florianópolis, Santa Catarina e tinha como promessa retornos de 10% ao mês, patamar considerado alto. 

Recentemente, foram divulgadas informações de que o negócio não estava realizando os saques dos clientes de forma regular. Agora, a situação é ainda pior. Acontece que o prédio empresarial acaba de ser fechado.

De acordo com o chefe da X Capital, a atual condição da empresa de criptomoedas está relacionada com a quebra da FTX, corretora norte-americana que balançou o mercado nos últimos meses. 

Pirâmide financeira na X Capital Bank 

No início do mês de março, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um processo de investigação contra a X Capital Bank para apurar se houve algum tipo de estelionato. Os representantes estão sob investigação.

Segundo as informações do Ministério, a companhia oferecia grandes rendimentos aos clientes. Contudo, como nada nesse sentido foi pago, os responsáveis pegaram os valores e passaram a alegar que se tratavam de manobras de riscos.

Além da autoridade, a Polícia Civil também foi acionada para investigar o caso após receber informações sobre a conduta da X Capital Bank. Há indícios de pirâmide financeira envolvida. 

Promessas de grande retorno

Como citado anteriormente, as promessas da empresa giravam em torno de 10% ao mês para os investidores que detinham NFTs. Em um dos casos, o ativo era vendido por R$ 10 mil com possibilidade de revender por R$ 35 mil após 12 meses, o que corresponde a uma valorização de 250%. 

Esquema de pirâmide financeira: como funciona?

Um esquema de pirâmide financeira é um modelo de negócio fraudulento e ilegal que promete lucros elevados aos participantes, mas, na realidade, baseia-se no recrutamento constante de novos membros. 

Para dar certo, depende da entrada de dinheiro dos novos participantes para pagar os retornos prometidos aos membros anteriores, criando assim uma estrutura em forma de pirâmide.

Imagem: Chinnapong / Shutterstock.com