Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grandes bancos voltam a oferecer o consignado do INSS

Indecisão sobre o reajuste do teto de juros para empréstimo, causou prejuízo aos bancos e também a pensionistas e aposentados. Veja o que mudou.

O anúncio do novo teto de juros em 1,97% ao mês para empréstimos consignados destinados aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por parte do Governo, fez grandes bancos retomarem a concessão desses empréstimos

O reajuste do teto foi divulgado após reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), nesta terça-feira, 28. A decisão dos bancos de suspender a oferta de empréstimos aos beneficiários do INSS se deu após o Governo Federal, através do Ministério da Previdência Social, reduzir o teto de juros muito abaixo do esperado pelas instituições financeiras.

Impasse entre o Governo e os bancos

A decisão de baixar o juros do empréstimo consignado gerou grande impasse entre o governo e os bancos. A meta de reduzir ao máximo possível os juros levou à suspensão da concessão do serviço para aposentados e pensionistas do INSS. Os bancos alegaram que a taxa que antes era de 2,14% e passou para 1,70% se tornou inviável.

Nesta terça-feira, os bancos foram representados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) na reunião com o CNPS, na qual foi decidido um patamar favorável a ambos os lados. No entanto, a Febraban se absteve da votação, pois a proposta apresentada já era melhor do que a taxa de 1,70% definida anteriormente.

A Federação ressaltou em nota que a abstenção dos bancos na votação colaborou para a definição do teto: “os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”. 

O que dizem os principais bancos sobre a retomada do empréstimo ? 

A briga de gente grande entre bancos e governo respingou nos pensionistas e aposentados do INSS, que ficaram sem acesso à concessão de empréstimo até uma definição ser feita. Agora, com o impasse resolvido, cada instituição bancária vai decidir se volta ou não a oferecer a linha de crédito.

Logo após o anúncio da taxa de 1,97%, as instituições Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Banco PAN e o Banco Daycoval divulgaram o retorno do serviço. O PagBank Seguro informou em nota que o serviço já pode ser solicitado via aplicativo por clientes que recebem pelo INSS.

Porém, instituições como Itaú e Caixa Econômica Federal informaram que ainda vão analisar se retomarão a oferta do empréstimo consignado.

Imagem: rafastockbr/shutterstock