Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

GRAVE: golpes da Revisão da Vida Toda do INSS estão a todo vapor

Se você é aposentado do INSS, fique atento aos golpes financeiros que estão sendo aplicados em nome da revisão da vida toda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fez um comunicado para alertar os segurados da Previdência Social sobre certos golpes referentes à revisão da vida toda. O órgão relembrou que não entra em contato com seus beneficiários, seja por telefone, e-mail ou redes sociais. 

Desta forma, não existe a possibilidade que a entidade entre em contato para oferecer ou benefícios ou revisão de valores. O Instituto reafirmou que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não está valendo, visto que, primeiramente, a decisão precisa ser publicada. 

O órgão ainda aconselhou que se os segurados fossem questionados com relativos a revisão da vida toda, não informe dados pessoais como: número do benefício, CPF, endereço e telefone. Além disso, não envie fotos dos documentos ou pessoais e nunca compartilhe a senha de acesso do Portal Gov.br.

Golpes na Revisão da vida toda

Na mensagem, o INSS relembra que todos os serviços oferecidos pela entidade são gratuitos. Por este motivo, o indivíduo não deve realizar nenhum depósito, transferências ou pagamentos a quem use o nome do órgão. 

E mais, se por acaso você suspeitou que acabou caindo em um golpe, vá até uma delegacia e faça um boletim de ocorrência. O INSS recomenda também bloquear o contato e repassar para todas as pessoas essa informação.

Supremo Tribunal Federal reconhece a necessidade da revisão

No começo deste mês (1º), o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a revisão da vida toda para aposentados do INSS. Os ministros do conselho definiram que os segurados podem entrar com uma ação para pedir a recontagem do benefício.

A justiça fará uma análise baseada nas contribuições realizadas ao decorrer dos anos. A decisão necessita de cuidados, já que em alguns casos é possível que o valor tenha redução.

Isso ocorre quando as contribuições mais baixas são incluídas no novo cálculo. Geralmente, situações como esta acontecem com pessoas que se aposentaram anteriormente a Reforma da Previdência de 1998 e da instituição do fator previdenciário, em 1999.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com