Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS deseja cortar o benefício dos segurados! Saiba mais

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai chamar 45 mil segurados que estão recebendo benefícios por incapacidade temporária.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) convocará 45 mil segurados que estão recebendo benefícios por incapacidade para passar por um pente-fino em todo país.

São o foco beneficiários que receberam auxílios por incapacidade temporária e aposentadorias por incapacidade permanente que estão em processo de reabilitação com data do benefício vencida ou próxima do vencimento.

O convite será feito por carta ou e-mail, por isso, é necessário manter os dados atualizados. O Instituto utiliza endereço, telefone e e-mail para entrar em contato com os segurados. A data ainda não foi divulgada pelo órgão previdenciário.

Como será feito o procedimento pelo INSS?

Para o procedimento, será preciso que os convocados passem por uma perícia médica. Se a fila da perícia for superior a seis meses, o órgão abrirá um processo interno com orientações para marcar o exame sem perder o benefício.

Ao ser convocado, é necessário agendar a perícia e comparecer no dia marcado, ou então haverá risco de perda do benefício. Se o segurado não agendar os exames, o valor poderá ser bloqueado e até cortado após um tempo. No exame, será obrigatório comprovar a incapacidade através de laudos, atestados, entre outros.

Como comprovar a incapacidade para o trabalho?

Você poderá apresentar também receitas e outros documentos médicos que possam confirmar a incapacidade para o trabalho. Entretanto, os documentos devem conter as informações a seguir: 

  • Nome completo do requerente;
  • Data de início;
  • Prazo estimado do afastamento;
  • Informações sobre a doença ou CID;
  • Data da emissão do documento (que não poderá ser superior a 30 dias a partir da data de entrada);
  • Assinatura e carimbo do profissional com o registro do conselho de classe (que pode ser eletrônico).

Os beneficiários que tiverem os seus benefícios suspensos têm algumas opções para retomar os pagamentos: pedir a reativação pelo aplicativo ou site Meu INSS ou entrar com uma ação no CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social).

Como agendar o exame? 

Quem for convocado deverá agendar a perícia médica pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou então através da Central Telefônica 135. O processo será realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h. A pessoa que não tiver condições de ir ao posto do INSS poderá marcar a perícia em domicílio ou no hospital.

  • Primeiro, faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia” e, depois acesse “Novo Requerimento”;
  • Escolha “Perícia Inicial” (se for a primeira vez), ou “Perícia de Prorrogação” (se não for a primeira vez);
  • Em seguida, siga o passo a passo que aparece na tela;
  • Informe os dados necessários para finalizar o seu pedido.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com