Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grupo de brasileiros recebe passo a passo para conseguir aposentadoria no INSS; confira

Confira o passo a passo e decubra como receber aposentadoria do INSS, além de entender como calcular o valor do benefício

Desde a implementação da Reforma da Previdência em novembro de 2019, os requisitos e o passo a passo para a aposentadoria do INSS no Brasil sofreram mudanças significativas. Os trabalhadores que começaram a contribuir após essa data devem se atentar para às novas diretrizes do INSS para planejar sua aposentadoria.

Com algumas orientações claras, porém, o processo pode ser mais simples do que parece. Por isso, a seguir, vamos explicar o passo a passo para receber aposentadoria tendo começado a contribuir ao INSS após a Reforma da Previdência. Continue lendo!

Passo a passo para receber aposentadoria do INSS

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Para os contribuintes após a Reforma da Previdência, a idade mínima para a aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além da idade, há um tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

Veja também: Modo de usar o Pix é ampliado; entenda novo funcionamento

Para garantir a aposentadoria integral, ou seja, 100% da média salarial, os homens precisarão contribuir por 40 anos e as mulheres por 35 anos. O cálculo do valor da aposentadoria passa por uma fórmula específica.

Primeiro, todos os salários de contribuição são somados e depois divididos pelo número total de meses contribuídos. É fundamental destacar que há um divisor mínimo de 108 meses, conforme legislação recente. Se houver mais contribuições que beneficiem o cálculo, é possível incluí-las, elevando a média salarial.

Qual o valor da aposentadoria?

O montante da aposentadoria sofre influência pela média salarial e pelo tempo de contribuição. Os trabalhadores que contribuíram para o INSS por 20 anos (homens) e 15 anos (mulheres) receberão 60% desta média salarial.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a base de cálculo considera todos os salários desde julho de 1994. Para os que contribuíram além do tempo mínimo, a cada ano adicional, há um acréscimo de 2% na porcentagem.

Então, uma mulher que contribuiu por 25 anos, por exemplo, receberá 80% de sua média salarial como aposentadoria. O valor pago pela aposentadoria tem um piso e um teto. O mínimo corresponde ao salário mínimo vigente, e o máximo é definido pelo teto previdenciário, ambos atualizados anualmente.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com