Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grupo do Bolsa Família BLOQUEADO por 30 dias?

Bolsa Família bloqueado por 30 dias? Entenda o porquê da medida e saiba o que fazer para voltar a receber o benefício

O Bolsa Família, programa governamental de transferência de renda que tem ajudado milhões de famílias brasileiras, tem enviado uma notificação inesperada para alguns de seus beneficiários. Ao acessar os aplicativos oficiais, alguns usuários se depararam com a informação de que seus pagamentos estavam bloqueados por 30 dias, gerando preocupação e dúvidas.

Isso ocorre mesmo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgando o calendário de pagamentos de setembro, que teve início nesta segunda-feira, 18 de setembro.

Bloqueio no Bolsa Família? Entenda o porquê

Símbolo vermelho de proibição sobreposto à imagem de um cartão do Bolsa Família e várias notas de R$100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O motivo desse bloqueio reside, principalmente, em um descumprimento das normas do programa para determinados grupos. Especificamente, famílias com crianças e jovens menores de idade, bem como mulheres grávidas.

Veja também:

Santander lança novo recurso importante para investidores; confira

Isso porque essas famílias têm compromissos específicos a cumprir para garantir a assistência financeira: manter as vacinas obrigatórias atualizadas para crianças e jovens, realizar o acompanhamento pré-natal para grávidas e garantir que crianças e jovens entre 04 e 18 anos estejam frequentando a escola e não acumulem faltas.

Nesse sentido, crianças entre 04 e 06 anos precisam assistir a, pelo menos, 60% das aulas. Enquanto crianças e adolescentes de 07 a 18 anos devem ter presença em pelo menos 75% das aulas. Se o beneficiário não atender a esses critérios, a penalidade é um bloqueio temporário do auxílio.

Meu benefício foi bloqueado: o que fazer?

Para os beneficiários que enfrentam esse bloqueio, a notícia boa é que a solução pode estar a apenas alguns passos de distância. Se a família não concordar com a razão do bloqueio do auxílio ou tiver uma justificativa válida, ela pode apresentar documentos que comprovem o motivo de não atender aos critérios do programa.

Para fazer isso, é preciso reunir esses documentos e apresentá-los em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Uma vez atendidas as exigências, os pagamentos voltam ao normal no próximo mês. No entanto, a continuidade no descumprimento das regras pode levar a sanções mais rigorosas, incluindo bloqueios mais extensos ou até a desqualificação permanente do programa.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital