Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia definitivo de como identificar boletos falsos

Saiba como identificar boletos falsos e não seja a próxima vítima desse tipo de fraude! Você sabe reconhecer um boleto falsificado?

O golpe do boleto falso pode fazer qualquer consumidor de vítima. Sendo assim, é importante estar atento a todos os sinais que permitem identificar cobranças indevidas. Esse tipo de abordagem é uma das favoritas dos golpistas e é aplicada massivamente.

Eles enviam um boleto – normalmente por e-mail ou outro canal digital, mas às vezes pelo correio – relativo a algum suposto produto ou serviço que você tenha comprado. Com a correria do dia a dia, os desavisados podem acabar pagando na pressa sem perceber a fraude.

Nossos dados de contato, como endereço de e-mail e até número de celular podem ser adquiridos de diferentes maneiras. Quem tem um CNPJ aberto, por exemplo, ficam com todas essas informações disponíveis para fácil acesso online. Mas não se preocupe, existem formas de identificar um boleto falso!

Boletos falsos: principais características

É claro que nunca é possível desconsiderar a chance do criminoso fazer uma réplica quase perfeita, mas muitas vezes os boletos falsos podem ser identificados por algumas características. A primeira e mais óbvia é justamente sua aparência. Parece robusta demais ou estranha? Pode ser um sinal de golpe.

Boletos mal diagramados, com erros de digitação e português devem levantar suspeita. Caso perceba que o design está esquisito ou mal feito, desconfie. Se o documento chegou por via eletrônica, vale dar uma olhada no endereço de quem enviou, pois as instituições financeiras possuem e-mails oficiais.

Além disso, os bancos também têm códigos que devem ser os primeiros números da linha digitável (aquela sequência que identifica o boleto). A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) possui o Busca Banco, para você conferir os códigos de cada instituição financeira e ver se bate com o que está no documento.

Dicas para se proteger do golpe

Todas essas características acerca do boletos falsos são importantes, mas, antes de mais nada, lembre-se: caso não tenha certeza do que se trata, não pague. Se tiver dúvidas, ligue para a empresa ou banco que está supostamente fazendo a cobrança para se certificar.

Uma dica que pode ser útil é cadastrar as contas recorrentes em débito automático. Isso garante maior facilidade e diminui as chances de você ser vítima de uma cobrança indevida.

Também é importante lembrar de verificar todos os dados quando receber um boleto. Veja se seu nome e CPF estão corretos, assim como o CPF ou CNPJ do suposto beneficiário. Por fim, se for pagar pelo celular, os dados do documento devem ser iguais aos que aparecem no celular. Caso não seja, fique alerta.

Imagem: SpeedKingz / Shutterstock.com