Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia prático de como fazer o cartão do SUS pela internet

O Cartão do SUS é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde. Confira como fazer o cartão do SUS pela internet

O nome oficial do cartão do Sistema de Saúde (SUS) é Cartão Nacional de Saúde. Assim, ele é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde e nesse registro estão integradas informações como dados pessoais, históricos de atendimento e agendamentos. Vale destacar que, ainda que você tenha plano de saúde, precisa ter o cartão do SUS.

Atualmente, é possível ter acesso ao cartão pelo site e o aplicativo Meu SUS Digital (disponível para Android e iOS). Dessa forma, a plataforma do Meu SUS unifica as informações de saúde do cidadão. Confira mais detalhes!

Como fazer o cartão do SUS pela internet

Portanto, confira o passo a passo para emitir o cartão do SUS pela internet:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu SUS Digital (disponível para Android e iOS);
  • Fazer login com o gov.br;
  • Acessar suas informações;
  • Emitir o cartão do SUS;
  • Salvar o documento em seu computador ou smartphone.

Assim, vale destacar que esse passo a passo serve para a emissão de segunda via para quem perdeu o cartão físico. Pois, a versão virtual do Cartão Nacional de Saúde pode ser emitida quantas vezes o usuário desejar.

Mão segurando cartão do SUS (Sistema Único de Saúde)
Imagem: Eliseu Geisler/shutterstock.com

Primeira emissão de Cartão Nacional de Saúde

No entanto, quem ainda não está registrado no SUS precisa acessar uma área de pré-cadastro na plataforma e gerar um protocolo de atendimento. Após esse procedimento, o usuário deve se dirigir a uma unidade de atendimento para validar as informações e então gerar o cartão do SUS. Para isso, deve apresentar um documento de identidade e comprovante de residência.

Veja também:

Depressão, Ansiedade e Outros Transtornos: Saiba Como Obter Auxílio-Doença do INSS

Contudo, o usuário não precisa apresentar a cópia física do cartão SUS na unidade de atendimento. Já que o cartão digital permite que o posto ambulatorial ou hospital possa identificar o paciente e acessar seu histórico.

Imagem: Eliseu Geisler/shutterstock.com