Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gustavo Cerbasi dá dicas essenciais para economizar dinheiro e evitar o consumo compulsivo

Em vídeo, Gustavo Cerbasi mostra como o autoconhecimento pode ajudar a economizar dinheiro. Clique aqui para saber mais.

Gustavo Cerbasi é um consultor, palestrante e professor que fala sobre inteligência financeira. Em um vídeo recente, ele abordou como economizar dinheiro e evitar o consumismo. Nele, é explicado que o autoconhecimento também é um fator importante na hora de poupar.

Controlar os gastos para ter uma vida mais tranquila vai além de deixar de gastar ou fazer alguns sacrifícios. Um ponto muito importante é a mudança de hábitos, da forma de pensar e da maneira como nos relacionamos com o dinheiro.

Portanto, entender como usamos o consumo como ferramenta de gratificação também é essencial para conseguirmos economizar. De acordo com Cerbasi, encontrar o ponto de equilíbrio é essencial para viver uma vida mais feliz.

Gustavo Cerbasi aponta o autoconhecimento como chave para vencer o consumo compulsivo

O consumo compulsivo é um dos maiores problemas de quem quer economizar dinheiro. Nesses casos, a pessoa gasta recursos com itens desnecessários ou que são mais caros do que cabe no seu orçamento. Entretanto, apenas conhecimentos financeiros não são suficientes para resolver esse problema.

Isso porque o consumismo está ligado à autogratificação. Dessa forma, o indivíduo precisa investir no seu autoconhecimento para entender os motivos que o levam a tomar determinadas decisões de compra e, assim, poder mudar seus hábitos.

Para Gustavo Cerbasi, apenas conhecendo as razões que levam ao consumo compulsivo a pessoa vai conseguir quebrar o ciclo. Da mesma forma, ela será capaz de criar sistemas de autogratificação que sejam mais saudáveis e sustentáveis.

Sempre buscar o equilíbrio

Além disso, quem está buscando melhorar a sua vida financeira não deve estar focado exclusivamente em poupar de qualquer forma. Cerbasi afirma que fazer apenas sacrifícios é frustrante e nem um pouco saudável.

Dessa forma, a pessoa precisa encontrar um ponto de equilíbrio. Ou seja, ela deve economizar e fazer alguns sacrifícios, mas sempre deixando um espaço para gastar com outras atividades que tragam felicidade e enriquecimento pessoal.

Por fim, quer saber mais sobre o que ele disse? Clique aqui!

Imagem: Reprodução/Facebook Gustavo Cerbasi