Nos últimos dias, veio à tona uma preocupante notícia sobre um incidente de segurança envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Hackers conseguiram invadir os sistemas do órgão e roubar dados sensíveis de segurados.
Hackers roubam dados do INSS; entenda o caso
Aposentados e pensionistas do INSS tiveram seus dados vazados após ação dessa quadrilha; confira o caso
A situação aconteceu em duas agências em Teresina, capital do estado do Piauí. De acordo com a Polícia Federal, os criminosos usaram um dispositivo clandestino chamado popularmente de “chupa-cabra”. Com isso, eles conseguiram invadir a rede interna de duas agências na região.
Esse caso levanta sérias questões sobre a segurança cibernética e a proteção das informações pessoais dos cidadãos. Diante disso, a Polícia Federal instituiu a Operação Upgrade que, até o momento, já foi realizada em 4 estados.
Operação Upgrade tem 46 mandados judiciais
Na semana passada, a Operação Upgrade realizou uma ação significativa no combate a crimes cibernéticos, especificamente relacionados ao INSS. Ao todo, a operação contou com 22 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão;
Além disso, 46 mandados judiciais foram cumpridos. De acordo com as investigações, o objetivo dos criminosos envolvidos nesse esquema era roubar dados da Previdência Social, com o intuito de reativar benefícios previdenciários e obter pagamentos indevidos.
A utilização desses dados roubados poderia permitir que os criminosos acessassem as contas dos segurados, realizassem alterações fraudulentas nos benefícios e até mesmo fizessem saques indevidos.
Essa forma de fraude representa um prejuízo tanto para a Previdência Social, que pode ter seus recursos desviados, quanto para os segurados, que podem ter suas informações pessoais e financeiras comprometidas.
Esquema tinha sede em São Paulo
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
As investigações revelam que uma empresa de fachada, com sede em São Paulo, serviu como base de operações para o grupo de hackers envolvidos no caso. Sendo assim, o grupo é apontado como responsável por uma série de invasões cibernéticas em diversos estados.
Assim, o grupo realizava o vazamento de senhas de servidores do INSS e a realização de reativações indevidas de benefícios previdenciários. Ainda não é possível determinar o valor total do prejuízo causado pelas ações criminosas, pois a extensão dos danos está em fase de apuração.
Imagem: Golden Dayz/ Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
Pode ser do seu interesse:
