Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Haddad, futuro ministro da Fazenda, estudou apenas 2 meses de economia? Entenda o caso

Vídeo que dá a entender que o próximo ministro da Fazenda estudou apenas 2 meses de economia circula nas redes sociais.

Um vídeo do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem circulado nas redes sociais nos últimos dias, logo após o anúncio do presidente eleito Lula sobre o comando da pasta. Na publicação, Haddad afirma que teria estudado apenas 2 meses de economia.

No entanto, o vídeo foi tirado de contexto. O ex-prefeito de São Paulo tem mestrado em economia pela Universidade de São Paulo (USP). 

Vídeo de Haddad

O vídeo em questão é um trecho de gravação em evento no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) em que Haddad diz o seguinte:

“Quero também registrar que, apesar de eu dar uns pitacos na economia de vez em quando, eu estudei dois meses de economia, que foi para passar no exame da Anpec […]”.

As pessoas passaram a compartilhar o vídeo no Instagram e no Facebook logo depois do anúncio de Lula, que nomeou Haddad como ministro da Fazenda de seu governo, com insinuações sobre o próximo chefe da pasta de economia ter estudado tão pouco tempo na área. 

Haddad tem mestrado em economia

Com a ampla discussão acerca do vídeo, as informações foram checadas e tudo não passa de um mal entendido. Como citado acima, Haddad tem mestrado em Economia em uma das maiores universidades públicas do país. 

Além disso, o vídeo foi gravado durante um debate, quando Haddad brincou sobre ter estudado apenas 2 meses para a prova da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), necessária para o ingresso no curso de pós-graduação.

Haddad também já se pronunciou sobre o caso e afirmou que toda a fala não passou de uma brincadeira. O vídeo já havia sido amplamente compartilhado nas redes sociais logo quando o nome de Haddad passou a ser cotado para o ministério. Agora, com a confirmação, a publicação voltou a circular. 

Ministros de Lula 

Além de Haddad, outros nomes foram citados por Lula para os ministérios em sua última coletiva de imprensa, na semana passada. Os próximos chefes das pastas de seu governo devem ser anunciados pouco a pouco e em breve. 

Imagem: Wagner Vilas/shutterstock.com