Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Hipertensão pode dar direito a auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez; confira!

Saiba como a hipertensão arterial pode garantir benefícios previdenciários, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez!

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição que impacta a saúde de diversos brasileiros. Sendo assim, a doença eleva o risco de complicações que podem ser fatal, como derrames e problemas cardíacos.

Dessa forma, saiba mais sobre os direitos que assistem aos pacientes diagnosticados com essa doença em termos de benefícios do INSS, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Continue a leitura para mais informações!

Como é possível solicitar o auxílio-doença para quem tem hipertensão?

INSS
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Em primeiro lugar, a hipertensão está entre os principais motivos de morbidade em âmbito nacional, afetando cerca de um terço das pessoas globalmente. O manejo dessa condição demanda não apenas cuidado médico, mas também conhecimento sobre os direitos previdenciários que envolvem o diagnóstico.

Por sua vez, o auxílio-doença é um benefício concedido aos trabalhadores que necessitam se afastar de suas funções devido a condições de saúde que exigem tratamento especializado ou período de recuperação prolongado.

Para os portadores de hipertensão arterial, esse direito é acessível mediante avaliação de uma perícia médica oficial, principalmente quando a condição leva a incapacidades temporárias ou exigências de tratamentos específicos. Para fazer a solicitação, veja passo a passo a seguir.

  • Acessar o portal ou aplicativo Meu INSS (Android, iOS);
  • Realizar o login e escolher a opção “Agendar Perícia”;
  • Selecionar “Perícia Inicial” e preencher os dados necessários;
  • Definir a data para a perícia e comparecer ao local informado com toda a documentação requerida.

Pode-se obter aposentadoria por invalidez?

Ademais, quando a hipertensão arterial resulta em incapacidades permanentes e irreversíveis, como graves sequelas de um AVC, é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. Este benefício é designado aos que estão definitivamente impedidos de continuar no mercado de trabalho, após constatação através de perícia médica.

Veja também:

Consultar benefício do INSS pelo CPF é mais fácil do que parece; veja como fazer

Desse modo, a complexidade da condição e a avaliação minuciosa são determinantes para a concessão deste direito.

Imagem: fizkes / shutterstock.com