Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dia Internacional da Mulher: conheça a história de Luiza Trajano, uma das mulheres mais ricas do Brasil

Cada vez mais as mulheres vêm tomando espaço em diversas áreas, afinal lugar de mulher é onde ela quiser. E no mundo dos negócios não é diferente, por isso hoje, no Dia Internacional da Mulher, destacamos a empresária Luiza Helena Trajano, que está à frente da holding Magazine Luiza. Além do sucesso como empresária, Luiza também é muito conhecida pela sua luta incansável por justiça social. Conheça um pouco mais sobre essa mulher incrível.

É provável que você também goste:

Magalu vai pagar até R$ 1500 em celulares usados na troca por novos

Magalu e dona da Casas Bahia brigam na justiça por concorrência desleal

A dona do Magalu

A empresária Luiza Helena Trajano comanda uma das maiores redes de varejo do país. Em franca expansão, o Magazine Luíza, também chamado carinhosamente de Magalu, além do e-commerce, possui hoje mais de mil lojas que estão distribuídas em 16 estados brasileiros. Hoje, a empresa gerida por Luiza emprega cerca de 40 mil funcionários.

Luiza teve o papel fundamental de transformar a empresa familiar de Franca, interior do estado de São Paulo, em uma gigante do varejo. Conforme a lista da revista Forbes de 2021, Luiza Trajano possui um patrimônio de R$ 23,5 bilhões e é a segunda mulher mais rica do Brasil, atrás apenas de Vicky Safra.

Quem é Luiza Helena Trajano?

Natural de Franca, interior do estado de São Paulo, Luiza Helena Trajano nasceu em 9 de outubro de 1951.

Aos 12 anos, Luiza, durante suas férias escolares, auxiliava como balconista na loja de seus tios, chamada “Cristaleira”, onde eram vendidas lembrancinhas. Foi aí que Luiza começou sua vida profissional.

A tia de Luiza resolveu dar um novo nome ao negócio e criou um concurso na rádio para que os moradores da cidade pudessem sugerir o novo nome. Após o concurso, a Cristaleira passou a se chamar Magazine Luíza, em homenagem à tia, que tinha o mesmo nome que Luiza. Quando completou 18 anos, Luiza Helena começou a trabalhar efetivamente na loja de seus tios.

Luiza formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Franca e atuou em vários setores no Magazine Luiza, como venda e cobrança. Em 1991, sua tia resolveu que estava na hora de Luiza Helena assumir os negócios. No ano seguinte, em 1992, ela passou a modernizar a loja por meio de diversas inovações.

Uma das mais importantes inovações foi a iniciativa “Lojas Virtuais”. Nessa iniciativa, com o auxílio de um vendedor, o cliente ia até uma unidade do Magazine Luiza e, através do computador, adquiria produtos que não estavam expostos.

Além disso, a ação mais comentada até hoje, que inclusive é destaque em vários jornais, é a “Liquidação Fantástica”, criada para escapar das baixas vendas no mês de janeiro. Na “Liquidação Fantástica”, os compradores podem levar na hora os produtos de mostruário com descontos expressivos.

Luiza Helena Trajano se tornou presidente do Magalu em 2008, sendo sucedida por seu filho, Frederico Trajano, em 2016.

O esforço e inovações implantados por Luiza no Magazine Luiza fizeram com que o negócio virasse um case de sucesso na Harvard Business School.

Luiza também foi convidada a chefiar o Ministério das Micro e Pequenas e Empresas durante o governo Dilma, porém ela recusou, pois não queria se envolver no meio político.

Luiza Helena Trajano é sem dúvida uma mulher empoderada, que também trabalha para empoderar outras mulheres através do Grupo Mulheres do Brasil, constituído por mulheres que atuam em vários segmentos da economia e buscam ajudar mulheres em questões como violência doméstica, inserção no mercado de trabalho e outras causas sociais.

Magazine Luiza

Durante décadas, o Magazine Luiza operou como empresa de varejo com sucesso em sua atuação. Contudo, Marcel Silva, em 2009, foi convidado por Luiza Trajano para auxiliar na gestão da empresa, e foi quando uma sucessão de medidas foram adotadas.

A gestão da empresa foi focada para que Frederico Trajano assumisse como CEO após a reestruturação do Magazine Luiza. A partir de então, o capital do Magazine Luíza foi aberto em 2011 na bolsa de valores do Brasil. Embora, a princípio, a empresa não tenha conseguido destacar-se, nos anos seguintes exibiu um crescimento exponencial. 

O LuizaLabs, laboratório de tecnologia e inovação focado no desenvolvimento de novas tecnologias, foi lançado em 2012 e, entre suas criações, o “Magazine Você” teve destaque, pois possibilitou que qualquer pessoa criasse uma loja virtual e ganhasse uma comissão em cima dos produtos vendidos.

O grande crescimento do Magazine Luiza se deve à transformação da varejista tradicional em e-commerce, quando os produtos passaram a ser vendidos também por site e aplicativo.

Outras empresas também podem anunciar seus produtos no e-commerce do Magazine Luiza por meio do marketplace, o que tem colocado a companhia entre os mais importantes players do varejo no Brasil.

Hoje, o Magalu trabalha em diferentes áreas, como o LuizaSeg, que realiza a venda de seguros, o LuizaCred, responsável por serviços financeiros, e o Consórcio Luiza, que vende consórcios.

O Magalu também vem fazendo aquisições bastante relevante, entre elas estão:

  • Netshoes: e-commerce de artigos esportivos;
  • Zattini: e-commerce de roupas;
  • LogBee: aplicativo de entregas;
  • Época Cosméticos: perfumaria e cosméticos;
  • Estante Virtual: loja online de livros usados;
  • Jovem Nerd: portal de conteúdo geek;
  • Entre outras startups e redes locais de varejo.

Como falado anteriormente, o Magalu também se preocupa com questões sociais. Uma das iniciativas é que seus trabalhadores contam com um disque-denúncia para que as mulheres denunciem se forem vítimas de violência doméstica.

Devido a diversas ações para o bem estar de seus funcionários, o Magalu é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com a revista Exame.

Frases de Luiza Helena Trajano

“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo.”

“A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas.”

“A vida profissional é como uma escada. Você pode subir rápido, mas não pode pular degraus.”

“O que te irrita te domina”

“Comunicar não é o que eu falo, é o que o outro sente”

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: página de Palestras do site do Magalu.