Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Hora da verdade: colocar o CPF na nota aumenta ou não o score?

A inclusão do número do CPF na nota fiscal oferece alguns benefícios aos consumidores brasileiros. Saiba a relação com o score!

Inserir o número do CPF na nota fiscal ao final de uma compra ou serviço é algo bastante comum para determinados brasileiros. Acontece que, para muitas pessoas, a motivação para isso é aumentar o score de crédito na Serasa. Afinal, todos desejam conseguir uma boa pontuação. 

No entanto, é preciso esclarecer de uma vez por todas que: isso é um mito. A Serasa fez uma publicação em que trata das mentiras relacionadas ao score. Uma delas é justamente a que diz que, ao colocar o CPF na nota, os pontos podem aumentar. 

De acordo com a empresa, a inclusão do CPF não é um dos fatores analisados para a composição do score. Por isso, não faz diferença se o consumidor faz isso ou não na hora de finalizar a compra. 

Para que serve o CPF na nota?

O CPF na nota fiscal é uma forma dos governos estaduais conseguirem um maior controle sobre o consumo dos residentes. Além disso, contribui para impedir sonegação fiscal por parte dos brasileiros. 

Em determinadas unidades federativas, existem programas de benefícios vinculados à prática. Dessa forma, ao inserir o CPF na nota, o consumidor pode contar com prêmios, descontos e até mesmo resgate de créditos acumulados.

Mitos sobre o score da Serasa

Agora, para tratar sobre o score do Serasa, a empresa separou uma lista de mitos para que os brasileiros não sejam enganados no que diz respeito ao aumento da pontuação de crédito. Veja.

  • Colocar CPF na nota aumenta a pontuação;
  • O score sempre aumenta depois do pagamento de uma dívida;
  • O score pega todo o histórico financeiro;
  • O score só considera dados negativos;
  • Só existe uma forma de calcular o score. 

Então, caso ouça falar algumas dessas questões relacionadas ao score, é preciso dizer que são inverdades, já que os fatos foram esclarecidos pela própria Serasa. 

Imagem: Song_about_summer / Shutterstock.com