Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IBGE divulga dados do Censo 2022

Os resultados do Censo Demográfico 2022, que deveriam ter sido entregues em 2020, foram divulgados pelo IBGE nesta quarta. Confira!

Os resultados finais do Censo Demográfico 2022 foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, que deveria ter sido realizada em 2020, foi constantemente adiada diversas vezes devido à pandemia e por questões orçamentárias. O Censo 2022 desempenha um papel essencial na compreensão do perfil do país.

Não apenas neste ano, mas todos fornecem dados atualizadas e relevantes sobre os cidadãos. Desde a idade, cor, raça e nível de escolaridade até o número de televisões por residência e a qualidade do saneamento básico, a pesquisa abrange uma ampla variedade de informações vitais.

Esses dados do censo são fundamentais para a aplicação das políticas públicas, permitindo que os governantes entendam a população e planejem estratégias adequadas para o desenvolvimento.

Problemas com o Censo de 2022

O último censo realizado no Brasil foi em 2010. O recenseamento de 2020 deveria ter ocorrido ainda naquele ano, mas questões de financiamento e a crise da Covid-19 acarretaram vários atrasos. Existiram dificuldades até mesmo na entrega dos resultados, originalmente prevista para o início de 2023, especialmente em regiões como o Rio de Janeiro.

Isso porque, a taxa de resposta ao Censo 2022 foi bastante reduzida por fatores da dificuldade de recenseadores no acesso às residências dos cidadãos. Apesar dos desafios, houve a conclusão e divulgação dos dados, que darão uma visão e uma base mais sólida sobre o perfil do Brasil em 2023.

Brasil ultrapassa marca de 200 milhões de habitantes

De acordo com o Censo 2022, o Brasil ultrapassou a marca de 200 milhões de habitantes. A pesquisa do IBGE mostrou que a população brasileira é de 203 milhões de pessoas. No entanto, chama a atenção o ritmo de crescimento populacional, que apresentou queda no período entre 2010 e 2022. 

O número veio abaixo da estimativa inicial do IBGE, que era de 207 milhões de habitantes. Em 2010, a população brasileira era de aproximadamente 190,755 milhões de pessoas. Portanto, em 12 anos, o Brasil passou por um crescimento populacional de 6,5% – uma redução, se comparado com a década anterior.

Imagem: rafapress/shutterstock.com