Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como identificar descontos indevidos em sua aposentadoria do INSS

Maioria dos problemas ocorrem em empréstimos consignados.

0

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, então você deve ficar atento. Isso porque alguns beneficiários relataram problemas com descontos indevidos em seus benefícios. Em geral, as reclamações costumam envolver situações de empréstimos com instituições financeiras.

Isso porque é uma prática comum o desconto de parcelas diretamente na folha de pagamento dos segurados, especialmente por conta das taxas atraentes. Acontece que muitas vezes os descontos acabam diferentes do que deveriam. Saiba mais a seguir e confira como evitar essa situação.

Veja como identificar descontos indevidos em sua aposentadoria do INSS

Em geral, os empréstimos consignados realizados na folha de pagamento do INSS ocorrem em situação de necessidade. Ou seja, quando o beneficiário precisa de dinheiro rápido e com garantia. E justamente por isso algumas práticas indevidas acabam passando despercebidas. Dessa forma, muitas vezes o segurado acaba sendo pego de surpresa ao verificar que os descontos realizados são diferentes do que havia sido acordado.

Além disso, há também os recorrentes casos de fraude. Nesse caso, o empréstimo ocorre mesmo sem a autorização do aposentado. A maioria dos golpes utilizam valores baixos, que podem passar despercebidos pelo olhar da vítima. Portanto, o recomendado é que o extrato do benefício seja sempre analisado com calma, mesmo que você teoricamente não tenha feito nenhum empréstimo.

De acordo com o INSS, durante a pandemia, o número de fraudes em benefícios dobrou. Os números são do Portal do Consumidor, e foram feitos em análise de março de 2020 até hoje. Assim, para descobrir se existem fraudes no seu benefício, ou mesmo descontos indevidos, é preciso estar atento a alguns fatores.

O que fazer em caso de fraudes no INSS?

Em primeiro lugar, como já explicamos, é sempre bom analisar com cuidado o extrato do seu benefício, conferindo cada um dos descontos realizados. Em segundo lugar, tome cuidado com mensagens recebidas no celular ou WhatsApp. Isso porque os criminosos geralmente usam esses canais para roubo de informações e venda de empréstimos falsos.

Por fim, se você perceber que está sofrendo descontos indevidos, o primeiro passo é entrar em contato com o banco responsável pelo empréstimo. Peça o cancelamento imediato do serviço, bem como a devolução dos valores que já foram descontados. Em seguida, explique sobre a fraude e procure por uma delegacia da Polícia Civil.

Enfim, caso encontre dificuldades em resolver o problema, entre em contato com o INSS pelos canais oficiais e relate o ocorrido. Você pode falar com a Ouvidoria da Previdência Social, acessar o site consumidor.gov.br ou mesmo procurar o Procon da sua cidade.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: WOSUNAN / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...