Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idoso: veja como fazer a sua carteira e começar a viajar de graça

Você já conhece a carteira do idoso? Descubra como ela funciona e como fazer a sua para aproveitar os benefícios!

Notícia importante para idosos brasileiros! Se você tem 60 anos ou mais, precisa conhecer um importante documento: a Carteira do Idoso. Trata-se de um benefício advindo do Estatuto do Idoso.

O estatuto, sancionado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, permite que esses cidadãos usufruam de serviços e programas governamentais voltados para a qualidade de vida na terceira idade.

A carteira, emitida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, garante aos idosos um acesso mais eficaz a uma variedade de benefícios, serviços e programas sociais. Isso facilita a rotina e traz mais conforto para a vida desse grupo de brasileiros. Descubra, a seguir, mais detalhes sobre o documento!

Por que ter a Carteira do Idoso?

cartão de estacionamento para idoso
Imagem: kurhan / Shutterstock.com

A Carteira do Idoso vem recheada de benefícios para aqueles que a adquirem. Abaixo, detalhes as principais vantagens:

  • Atendimento preferencial: seguindo o Estatuto do Idoso, a presença da carteira garante ao idoso o direito à prioridade de atendimento em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e em filas;
  • Acesso facilitado a programas sociais: a carteira serve como um comprovante de idade legítimo e aceito em todos os programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que concede um auxílio financeiro aos idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade;
  • Passagens interestaduais com desconto ou gratuitas: com a carteira em mãos, o idoso garante o direito de obter descontos consideráveis ou mesmo gratuidade em passagens de ônibus, trens e embarcações em viagens entre estados.

Afinal, como obter a Carteira do Idoso?

O processo de solicitação da Carteira do Idoso exige a apresentação de alguns documentos e o seguimento de alguns passos. A saber, a documentação necessária inclui:

  • Certidão de nascimento ou casamento, quando necessário comprovar a idade ou o estado civil do solicitante;
  • Comprovante de residência, como conta de água, luz ou telefone, que comprove o endereço do solicitante;
  • Documento de identificação oficial com foto, a exemplo de RG, CNH ou Passaporte.

Demais regras

Além disso, basta ter 60 anos ou mais, como estipulado pelo Estatuto do Idoso, para solicitar esse benefício. A Carteira do Idoso pode ser requerida diretamente no órgão governamental encarregado da emissão.

Veja também:

Quais são as vantagens de ter um cartão empresarial?

Dependendo da região, esse serviço também pode ser oferecido em âmbito estadual ou municipal, de acordo com as respectivas legislações.

Feito isso, é só esperar pela concessão da Carteira e aproveitar todos os benefícios que ela oferece para tornar a vida na terceira idade mais tranquila e confortável!

Imagem: @Karlyukav / Freepik