Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Importante serviço bancário será encerrado no próximo dia 15; entenda a situação

Em breve, os brasileiros não poderão mais contar com determinados serviços bancários por determinação do BC. Veja!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou em um comunicado que os serviços bancários de transferência de dinheiro via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) ficarão indisponíveis até o final do primeiro trimestre de 2024. A determinação para a descontinuação dos serviços veio do Banco Central (BC).

Com isso, a oferta dos serviços de transferência via DOC ou TEC para os clientes poderá ocorrer até às 22 horas do dia 15 de janeiro de 2024. Os bancos têm até o dia 29 de fevereiro de 2024 para encerrar o recebimento e o processamento desses tipos de transferências. Os clientes ainda podem agendar o envio até essa data.

O que são os serviços bancários DOC e TEC?

DOC é um serviço bancário que permite a transferência de dinheiro entre diferentes instituições financeiras. O TEC, por outro lado, é utilizado por empresas para realizar pagamentos a seus funcionários. 

O valor máximo para as transações via DOC ou TEC atualmente é de R$4.999,99. Apesar destas especificidades, nenhuma alteração deve acontecer para as operações de Transferência Eletrônica Direta (TED).

A decisão pela descontinuação das funções DOC e TEC está alinhada com a tendência de digitalização e praticidade que os mecanismos de transferência de dinheiro estão tomando nos últimos anos.

Pilhas de moedas em escala crescente ao lado de um cofre de porquinho.
Imagem: FabrikaSimf / shutterstock

Crescimento do PIX

De acordo com a Febraban, os brasileiros usam cada vez menos os serviços bancários como as operações via DOC, que existe desde 1985 pelo Banco Central do Brasil, principalmente depois da implementação do PIX em novembro de 2020. 

Nesse sentido, em 2021, o PIX registrou 24 bilhões de operações, tornando-se o meio preferido de transações dos brasileiros. Os cartões de crédito somaram 18,2 bilhões de operações e os de débito, 15,6 bilhões. 

Veja também:

Quando os benefícios do INSS serão pagos este ano?

Os boletos, por sua vez, contabilizaram 4 bilhões de operações e as transferências via TED, 1 bilhão. As transações via serviços bancários como o DOC perfizeram 59 milhões, o que representa apenas 3,7% do total.

Imagem: FabrikaSimf / shutterstock