Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: até quando a empresa deve entregar informe de rendimentos? Confira

O prazo para a entrega do informe de rendimentos do Imposto de Renda por parte das empresas e empregadores aos seus empregado. Confira!

No dia 15 de março, tem início o prazo para que os contribuintes enviem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Assim, o prazo para a entrega do informe de rendimentos por parte das empresas e empregadores aos seus empregados, e da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) à Receita Federal, se encerra em 29 de fevereiro.

Em síntese, a DIRF é uma declaração preenchida pela fonte pagadora, que realiza pagamentos e retém imposto de renda na fonte de seus empregados. Para entregar a DIRF, é necessário utilizar o programa da DIRF 2024 (clique aqui para baixar). 

No entanto, é importante lembrar que quem entregar a DIRF após o prazo estará sujeito ao pagamento de uma Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED). Veja mais detalhes!

O que deve ser informado na DIRF do Imposto de Renda?

Portanto, na DIRF é preciso que conste as seguintes afirmações:

  • Rendimentos pagos a pessoas físicas que residem no Brasil;
  • Imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte dos rendimentos pagos ou creditados para seus empregados;
  • Qualquer tipo de pagamento a residentes ou domiciliados no exterior;
  • Pagamentos a plano de assistência à saúde referentes a coletivo empresarial.

Já a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) é uma declaração em que os contribuintes devem informar os pagamentos recebidos por pessoas jurídicas, operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadoras de serviços de saúde.

No centro de notas de 100 e 200 reais, celular com logo da Receita representando a restituição do IR.
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

Informes de rendimentos do INSS

Além disso, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) também precisam obter o informe de rendimentos, referente ao ano de 2023, para realizar a declaração de ajuste anual em 2024. 

Veja também:

Minha Casa, Minha Vida: moradia GRÁTIS para titulares do Bolsa Família e BPC

Assim, esse documento está disponível e pode ser acessado pelo Meu INSS, no site oficial ou através do aplicativo (disponível para Android e iOS). Além disso, também é possível solicitar o informe diretamente no banco em que recebe o benefício.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com