Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: confira como corrigir sua declaração

É possível corrigir os erros na declaração por meio da retificação do Imposto de Renda. Confira como ter acesso à funcionalidade!

Nesta sexta-feira (15), tem início o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Assim, o prazo segue até o dia 31 de maio de 2024. No entanto, erros na hora de preencher a declaração são comuns e podem fazer com que o contribuinte caia na malha fina. 

Contudo, a boa notícia é que é possível corrigir esses erros por meio da retificação do Imposto de Renda, que é um procedimento que permite ao contribuinte corrigir erros na declaração. Assim, esse recurso da Receita Federal contempla aqueles que identificaram falhas após o envio da declaração. Veja mais detalhes!

Retificação do Imposto de Renda

Portanto, a retificação do Imposto de Renda substitui totalmente a declaração com erros e será a válida perante o Fisco. Assim, o contribuinte evita possíveis problemas, como a queda na malha fina e prejuízos financeiros. Dessa forma, o contribuinte pode fazer a retificação do IR até 5 anos após o ano-calendário da declaração. 

Assim, a utilização desse recurso pode ocorrer independente da situação da declaração, se caiu na malha fina ou não. Entretanto, se o contribuinte for intimado pelo Fisco, a possibilidade de retificação é anulada.

Dessa forma, se o contribuinte deseja retificar declarações de anos anteriores, ele pode fazer isso via aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS) e também pelo software disponibilizado no site da Receita Federal

Pilhas de moedas em superfície. Logo da Receita Federal na parte superior da imagem do lado esquerdo.
Imagem: Davizro Photography / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Possíveis punições ao retificar

Enfim, ao contrário do que muitos podem pensar, ao realizar a retificação o contribuinte não sofrerá qualquer sanção. No entanto, caso haja restituição de imposto na declaração original, ao ser feita a retificação, este direito passará a considerar a data da nova declaração, ou seja, o contribuinte irá para o final da fila de restituição. 

Veja também:

Prazo para declarar o Imposto de Renda começou hoje (15); veja o que mudou este ano

Além disso, embora não haja um limite para retificar o Imposto de Renda, é aconselhável evitar tal prática, isso porque muitas retificações podem acender um alerta para o Fisco. Assim, para evitar possíveis problemas com a Receita Federal é importante sempre prestar atenção e ter cuidado no momento de preencher e enviar a sua declaração de Imposto de Renda.

Imagem: Davizro Photography / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital