Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: conheça os principais golpes e saiba como se proteger

Cuidado: entenda como funcionam os golpes comuns envolvendo o Imposto de Renda e veja o que fazer para não se tornar uma vítima!

Com o período de declaração de Imposto de Renda (IR) rolando, os golpistas se aproveitam para aplicar fraudes que se encaixem nesse contexto. Quem prefere declarar o IR por conta própria, sem auxílio de um corretor, precisa tomar cuidado para não cair em uma cilada.

As abordagens variam. Sendo assim, os criminosos podem enviar e-mails ou SMS’s para os consumidores se passando pela Receita Federal. Na mensagem, é possível constar anexos ou links contaminados com pragas virtuais que visam tomar o controle do seu aparelho remotamente.

Para convencer você a clicar e fazer o download do arquivo malicioso, os bandidos fazem afirmações alarmistas, como a possibilidade de multa caso não seja feito algum pagamento imediato. No entanto, tudo não passa de uma farsa.

Como se proteger dos golpes do Imposto de Renda

Antes de mais nada, é preciso reforçar que qualquer serviço do Governo Federal ou relativo ao tratamento de dinheiro (como acesso a seu banco), devem ser feitos somente pelas plataformas oficiais. Portanto, tome muito cuidado com os e-mails que você recebe.

Um detalhe que pode entregar o golpe, diz respeito ao formato da mensagem. Você percebe muitos erros gramaticais ou de digitação? O design parece rudimentar demais? Estes são sinais de alerta. Atente-se também para o endereço do remetente, desconfiando daqueles com sequências de números aleatórias.

Dessa forma, esse golpe também pode ter o intuito de direcionar o usuário a um domínio falso. Basicamente, ele vai fazer você acreditar que está entrando em um site do governo, mas na verdade, é uma versão falsificada e controlada pelos criminosos, onde as informações ali depositadas ficarão sob o controle deles.

Sites falsos: tome cuidado

Além dos envios de mensagens por e-mail e SMS, também há um outro tipo de golpe que pode ser comprometedor. Quando você digita no Google “declarar Imposto de Renda 2023” ou frases semelhantes, não saia clicando em qualquer resultado.

Muitas vezes, os bandidos pagam para que seus endereços ilegais apareçam logo no topo das pesquisas. Isso faz com que muitos consumidores acessem os links maliciosos. A terminação “gov.br” é a usada para acessar serviços desse tipo.

Imagem: Alex SG e Printexstar / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital