Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2022: como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Declaração neste ano deve ser realizada até o dia 29 de abril.

Fazer a declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para milhões de brasileiros. Atualmente, são cerca de 34 milhões de cidadãos que terão de entregar a declaração para 2022, até o prazo de 29 de abril. Acontece que muita gente ainda tem dúvidas a respeito de alguns tópicos. Neste texto, vamos explicar especificamente como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde. Portanto, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Recebi cashback em 2021: preciso declarar no Imposto de Renda 2022?

Governo cria ferramenta para avaliar o serviço digital do Imposto de Renda

Imposto de Renda: como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Dessa forma, a principal dúvida a respeito da declaração do Imposto de Renda no caso de pagamentos deste tipo é que, na hora de declarar, o campo para pagamento a profissionais como dentistas e psicólogos não aceita CNPJ. Uma vez que a maioria desses profissionais agora é MEI. Então, como resolver isso?

E a resposta é que as notas fiscais emitidas por clínicas odontológicas, clínicas médicas, clínicas de psicologia e outros devem ser lançadas na ficha de pagamentos efetuados, na opção 21. Na prática, qualquer nota fiscal emitida por CNPJ é lançada nesta opção. Já se o emitente for CPF, o correto será lançar na opção específica para cada profissional. Por exemplo, se os profissionais estiverem estabelecidos no Brasil, os códigos são 09 para fonoaudiólogos, 10 para médicos, 11 para dentistas, entre outros.

Lembrando que deve declarar o brasileiro que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. Incluindo salário, aposentadoria, aluguel, entre outros. Também deve declarar quem ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, ou recebeu algum rendimento com venda de bens, como imóveis. Por fim, para tirar outras dúvidas sobre o Imposto de Renda, e evitar cair na malha fina, leia este outro artigo!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com