Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: entenda o motivo de você não estar no 1° lote da restituição

Saiba por que você pode não estar no 1º lote de restituições do Imposto de Renda, mesmo optando pelo recebimento via Pix!

Mais de 5 milhões de contribuintes terão um motivo para comemorar este mês. A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024, marcando o início das devoluções. Este lote, o maior da história, destinará um total de R$ 9,5 bilhões aos contribuintes, com os depósitos previstos para ocorrerem no dia 31 de maio.

Porém, algumas pessoas não foram contempladas neste lote. Saiba mais informações sobre os motivos que levaram isso na sequência!

Quem será beneficiado com a restituição do Imposto de Renda no 1º lote?

Aplicativo do Imposto de Renda com notas de duzentos reais ao fundo.
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

Os que escolheram fazer a declaração pré-preenchida ou receber o dinheiro via Pix tinham chance de receber antes dos demais, mas apenas após as prioridades legais. Ainda assim, isso só se aplicava para quem entregou a declaração até o último dia 10 de maio.

Entre os principais beneficiados estão idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores e moradores do Rio Grande do Sul.

Ademais, este ano, a Receita Federal estabeleceu critérios específicos de prioridade para o pagamento do primeiro lote da restituição do IRPF. Entenda quais são os grupos priorizados:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos entre 60 a 79 anos;
  • Pessoas com doença grave, deficiência física ou mental;
  • Pessoas que têm o magistério como principal fonte de renda;
  • Contribuintes residentes no Rio Grande do Sul, afetados por recentes tragédias no estado;
  • Contribuintes que escolheram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix.

Como verificar se existem pendências na declaração de 2024?

Os contribuintes que declararam o Imposto de Renda de 2024 e têm direito à restituição, mas ainda não tiveram sua contemplação no primeiro lote, podem ter a declaração ainda em análise ou enfrentar pendências a resolver.

A Receita disponibiliza ferramentas como o Portal e-CAC e os aplicativos para smartphones e tablets (Android, iOS), onde pode-se acessar informações detalhadas sobre a situação da sua declaração.

Veja também:

Projetos que ampliam o salário-maternidade e Bolsa Família ganham aprovação; saiba mais

É crucial consultar o extrato do processamento da declaração no e-CAC para identificar possíveis erros ou dados incompletos. Por fim, caso encontre problemas, a solução é submeter uma declaração retificadora do Imposto de Renda. Esta ação pode ajustar erros e garantir que o contribuinte receba a restituição nos próximos lotes.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com