Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda libera pagamento HOJE para mais de 500 mil pessoas

A Receita Federal libera hoje (30) o pagamento do lote residual da restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) do mês de novembro deste ano. O valor será distribuído para mais de 550 mil contribuintes, somando R$ 1,2 bilhão.

Os lotes residuais são direcionados para os cidadãos que declararam o Imposto de Renda e acabaram caindo na malha fina, porém conseguiram regularizar as suas pendências. 

Contribuintes prioritários 

Do valor total, R$ 607.928.834,99 dizem respeito aos contribuintes que possuem prioridade legal, sendo eles: 

  • 15.889 contribuintes idosos com mais de 80 anos;
  • 115.654 contribuintes que possuem entre 60 e 79 anos;
  • 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 10.306 contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Ainda foram contemplados 367.062 contribuintes não prioritários. O pagamento da restituição será direcionado para a conta bancária que foi informada na declaração. 

De acordo com as regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado conforme a taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final da declaração até um mês antes do pagamento, mais 1% no mês em que foi realizado o depósito. 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda? 

As consultas podem ser realizadas das seguintes maneiras: 

Meu crédito não foi depositado, e agora? 

Se a conta informada estiver indisponível, os valores ainda ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Nessa situação, os contribuintes deverão reagendar o crédito dos seus valores através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento da instituição, através dos seguintes telefones:

  • Capitais – 4004 0001;
  • Demais localidades – 0800 729 0001;
  • Deficientes auditivos – 0800 729 0088.

Pelo portal e-CAC, os contribuintes que não resgatarem o valor da restituição no prazo estipulado deverão acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Imagem: Lais Monteiro/shutterstock.com