Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IRPF: caiu na malha fina da Receita em 2021? Saiba o que fazer

Neste ano, cerca de 870 mil contribuintes tiveram alguma inconsistência na declaração

Quem declara Imposto de Renda sabe que receber a restituição do imposto dá um alívio enorme. Afinal, isso significa que você não caiu na chamada malha fina da Receita. Entretanto, se você estava esperando receber o dinheiro deste ano, e ele ainda não chegou, pode ser que isso tenha acontecido. Neste ano, cerca de 870 mil contribuintes tiveram alguma inconsistência na declaração. Isso significa que, das mais de 36 milhões declarações entregues em 2021, 2,4% do total tiveram documentos retidos. E o que fazer nesses casos? Confira a seguir!

Imposto de Renda: caiu na malha fina da Receita em 2021? Saiba o que fazer

Primeiramente, é preciso saber quais são os principais motivos de retenção na malha fina. Entre eles, estão a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual; deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução sendo despesas médicas); divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física; e, por fim, deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.

E para saber se você caiu na malha fina, é simples. Em geral, a Receita Federal envia uma notificação por escrito para o seu endereço cadastrado dando o aviso. Contudo, se houver algum problema com a entrega, outro jeito de saber é que você fica sem receber a restituição do IR. Pelo menos até que envie uma retificação à Receita Federal, esclarecendo os erros na declaração.

Por fim, para saber onde exatamente você errou na hora de declarar seu Imposto de Renda, é só acessar, em seu extrato de declaração online, a seção “Pendências de malha”. Lá estarão os motivos pelos quais sua declaração foi retida e onde estão os erros ou quais dados devem ser comprovados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.