Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: posso enviar a declaração incompleta?

Prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda se encerra em breve e o envio deve ser feito para evitar multas. Veja o que fazer!

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda se encerra amanhã (31). Muitas pessoas deixam para a última hora e, com isso, é possível que não dê tempo de preencher todas as informações de forma correta. Nesse sentido, é preciso esclarecer se os contribuintes podem entregar com dados incompletos.

Vale lembrar que o atraso no envio gera multa de, no mínimo, R$ 165,74. Por isso, a melhor escolha é cumprir as obrigações com a Receita Federal dentro do prazo determinado. Além disso, o sistema pode ficar congestionado nos últimos horários. Dessa forma, o ideal é fazer isso o quanto antes. 

De acordo com especialistas, para os contribuintes que não conseguirem terminar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, é melhor fazer o envio com informações incompletas e corrigir depois por meio de uma retificadora. Assim, não serão cobradas multas.

Retificação da declaração do Imposto de Renda 

Primeiramente, não há custo para enviar uma retificação da declaração do Imposto de Renda. É por isso que é recomendado entregar com dados incompletos dentro do prazo e fazer a correção depois, nas situações em que não der tempo de concluir. 

Após o dia 31 de maio, os contribuintes podem fazer todas as correções por meio da retificadora, de forma bastante simples. Além disso, não é porque foi entregue incompleta que a declaração automaticamente vai para a malha fina. 

Ainda assim, os ajustes devem ser feitos o mais rápido possível para evitar problemas, mesmo que o prazo seja de até cinco anos. Isso porque os cidadãos que têm restituição a receber só podem contar com o dinheiro depois do envio com as correções. 

Como fazer a retificação do Imposto de Renda?

O processo de retificação do Imposto de Renda é simples e muito parecido com a entrega da declaração original. Confira o passo a passo:

  • Abra o programa gerador do Imposto de Renda;
  • Procure pela opção “Declaração” e clique em “Retificar” no topo da tela;
  • Selecione a declaração que deseja corrigir;
  • Abra a declaração gerada e faça todas as correções;
  • Antes de enviar, confira todas as informações.

Para saber se existe algum erro antes de enviar, vá até “Fichas da declaração” e clique em “Verificar pendências”. Caso alguma parte apareça em vermelho, é preciso corrigir os dados apontados.

Imagem: Pamela Marciano/ Shutterstock.com