Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: saiba como declarar a conta global do C6 Bank

Imposto de Renda 2023: aprenda a declarar sua conta global do C6 Bank e evite problemas com a Receita Federal.

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração anual do Imposto de Renda começou dia 15 de março e vai até 31 de maio. Nesse sentido, é importante ficar atento aos requisitos de quem precisa declarar para evitar problemas com a Receita Federal.

Dessa forma, quem possui mais de R$ 140 reais de saldo em contas internacionais, por exemplo, como a C6 Conta Global Dólar e a C6 Conta Global Euro, precisará incluir esses depósitos na declaração. A boa notícia é que o procedimento pode ser feito de forma rápida e simples. Saiba mais!

Como incluir a conta global do C6 Bank na declaração do IR?

O processo é simples e basta consultar algumas informações que constam no informe de rendimentos. O usuário vai precisar do informe de rendimentos da conta, disponível para download no aplicativo do banco.

O primeiro passo é acessar o aplicativo do C6 Bank e acessar seu perfil no canto superior direito. Depois, busque a opção “Documentos” e, em seguida, “Informe de Rendimentos”. O ano selecionado será 2022.

No programa para preencher sua declaração do IR, vá até “Declaração de Bens e Direitos” e clique em: “6 -Depósito à Vista e Numerário” e digite o código “01 – Depósito em conta corrente ou conta pagamento”.

Em seguida, você precisará informar o valor da moeda estrangeira que consta no informe, além do banco, número da conta e país. Utilize o código “137 – Ilhas Cayman”. Em “Agência”, coloque “001” e no campo “Conta”, o número da sua conta declarada. Por fim, não se esqueça de colocar os saldos equivalentes em “Situação em 31/12/2021” e “Situação em 31/12/2022”.

Por que declarar o Imposto de Renda é tão importante?

O Imposto de Renda é uma obrigação anual dos brasileiros e é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, é uma obrigação legal e o não cumprimento desta pode resultar em multas e penalidades por parte da Receita Federal.

Além disso, a declaração permite que o governo tenha um registro das informações financeiras e tributárias dos contribuintes, o que ajuda na fiscalização e no combate à sonegação fiscal. Ademais, garante ao contribuinte o acesso a benefícios e serviços do governo, como a restituição do imposto pago a mais, a obtenção de empréstimos em bancos e a participação em programas sociais.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com