Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: saiba o que fazer ao perder o prazo para a declaração

Saiba o que fazer caso você tenha perdido o prazo para declarar o Imposto de Renda e descubra como regularizar sua situação junto à Receita!

Todo contribuinte deve estar atento aos prazos de entrega da declaração do Imposto de Renda para evitar multas e outras penalidades mais severas. Vale destacar que, neste ano, o término deste período está marcado para o dia 31 de maio, às 23h59.

Dessa forma, saiba mais sobre o que fazer caso o cidadão tenha perdido o prazo para o envio da declaração e as possíveis soluções para resolver essa questão. Continue a leitura para mais informações!

Como proceder com a perda do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda?

logo da Receita Federal e mulher ao lado com as mãos na cabeça fazendo expressão de preocupação
Imagem: Krakenimages.com / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Nesse caso, é necessário aguardar a Receita Federal. Os que não conseguiram entregar o documento a tempo terão que esperar até a reabertura do sistema de entrega, que ocorre apenas às 8h do dia 3 de junho.

A declaração, mesmo atrasada, deve ser enviada pelos canais oficiais do Fisco. Além do programa para computadores, há opções pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (Android, iOS), assim como o site da Receita.

Entenda as multas por atraso na declaração

A multa para quem não entrega a declaração do Imposto de Renda no prazo estipulado é inevitável. Se não tem imposto a pagar, a penalidade mínima é de R$ 165,74. Já para aqueles que têm imposto devido, a multa pode ser bem mais cara. Ela varia de 1% ao mês sobre o valor devido, podendo chegar até 20%, acrescidos de juros baseados na taxa Selic. Atualmente, essa taxa é de 10,75% ao ano.

Ademais, se o contribuinte se atrasar na entrega, o primeiro passo é emitir um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) através do sistema da Receita após a transmissão da declaração. O pagamento deste documento ocorrer dentro de 30 dias para regularizar a situação.

Veja também:

Novo limite de juros para empréstimos consignados do INSS será de 1,68% ao mês

Por fim, entre as consequências adicionais com o atraso da entrega da declaração do Imposto de Renda, pode-se incluir também o bloqueio do CPF e inclusão na malha fina.

Imagem: Krakenimages.com / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital