Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Impostos federais: veja quais são e como pesam no seu dia a dia

Os impostos federais impactam diretamente os gastos das pessoas e empresas brasileiras. Entenda melhor sobre o assunto!

Os impostos federais fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Apesar disso, muitas vezes, as pessoas não sabem exatamente do que se trata a questão tributária do país. Isso quer dizer que o valor é cobrado e os cidadãos não sabem pelo o que estão pagando. Por isso, é fundamental conhecer mais sobre o assunto.

Outro ponto importante é que os impostos são uma obrigação fiscal. Ou seja, não são aplicados em determinadas situações para que o cidadão pague por algum ato ou infração cometida. Os brasileiros estão sujeitos aos tributos pela compra de bens e serviços. Saiba mais!

Principais impostos federais 

Os tributos federais são cobrados pelo Governo Federal para custear projetos e atividades públicas. Além das pessoas físicas, as empresas também precisam arcar com despesas dessa ordem. Desse modo, é uma forma de arrecadação de recursos para destinar para outras áreas da sociedade.

Os principais impostos federais que incidem sobre bens e serviços e são cobrados dos brasileiros são:

  • Imposto de Renda;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto sobre Importação (IPI). 

As alíquotas e funcionamento de tais impostos são determinados pelo Governo Federal e arrecadados com base em diferentes setores. 

Impostos estaduais e municipais 

No que diz respeito aos tributos, existem ainda os impostos estaduais e municipais que, como o próprio nome sugere, são arrecadados por parte dos estados e municípios de todo o país. Alguns deles são: 

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – estadual;
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – estadual;
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) – municipal;
  • Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) – municipal. 

Assim como os impostos federais, nesse caso, as características de cada um dos tributos variam com base em uma série de fatores e são estabelecidas pelos âmbitos regionais. 

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com