Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Impressionante: Pendrive salvou maior banco do mundo de hacker

Na última semana, grande banco sofreu um ataque hacker e o que o salvou de maiores proporções foi um pendrive! Clique e saiba mais.

Na última quarta-feira (09), o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) sofreu um ataque hacker – e o que salvou o banco de um resultado muito pior foi um pendrive. De acordo com a Bloomberg, o bloqueio ao ICBC impediu o registro de negociações de títulos na Bolsa de Valores dos EUA.

O ataque, feito por um ransomware, levou a uma grande paralisação nas negociações dos títulos. Ao que tudo indica, conforme informações da Reuters, o ataque exigiu um resgate para que o sistema voltasse ao funcionamento normal.

Entenda mais sobre o ataque ao banco e o uso do pendrive

hacker encapuzado usando notebook, ao fundo tem vários códigos ciberneticos
Imagem: Golden Dayz/ Shutterstock.com

De acordo com o representante do grupo hacker de ransomware, Lockbit, o banco teria realizado o pagamento do resgate. Para evitar o vazamento de informações sigilosas e importantes, um mensageiro do ICBC transferiu fisicamente todas essas informações em um pendrive.

Veja também:

Quanto rende R$ 10 mil na caixinha do Nubank?

Além disso, ainda manteve o contato de maneira presencial com as corretoras e outros agentes que mantinham relações, para conseguir minimizar o impacto do ataque. No momento do ataque, o corretor da ICBC ficou devendo, temporariamente, US$ 9 bilhões ao BNY Mellon. Porém, as movimentações parecem já ter voltado ao normal.

O que é um ransomware?

O ataque hacker ao banco aconteceu por meio de um malware de extorsão – ou seja, o programa invade o computador e bloqueia suas funções, exigindo um resgate para conseguir desbloqueá-lo. Ele leva o nome de “ransomware” porque “ransom” significa resgate em inglês.

É possível que algum integrante da empresa possa ter contraído o malware por clicar em links não seguros e não tomar cuidado com a segurança empresarial. De qualquer forma, é recomendado sempre realizar backup de informações e usar um antivírus que possa combater a ameaça de ransomwares, diminuindo a vulnerabilidade do seu sistema e de suas informações aos possíveis ataques.

Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com